Bahia na Web

2024 é o ano mais quente da história, diz observatório

Foto: Reprodução

Com a confirmação de que novembro foi mais um mês com temperaturas escaldantes, já é certo que 2024 será o ano mais quente da história da humanidade, de acordo com dados do observatório Copernicus, da União Europeia.

Desde o início do segundo semestre, cientistas já haviam alertado sobre a alta probabilidade de que o recorde global de temperaturas, estabelecido em 2023, seria superado neste ano. Embora fosse possível evitar esse cenário com temperaturas mais baixas nos últimos meses de 2024, os dados divulgados nesta segunda-feira (09) mostram que isso não ocorreu.

De janeiro a novembro deste ano, a temperatura média global ficou 0,72°C acima da média de 1991 a 2020, superando em 0,14°C o mesmo período de 2023. Novembro de 2024 foi o segundo novembro mais quente da história, com uma temperatura média global da superfície do ar de 14,10°C, 1,62°C acima dos níveis pré-industriais.

Os pesquisadores comparam os dados a um período de referência de 1850 a 1900, antes da Revolução Industrial e da intensificação do aquecimento global causado pela emissão de gases de efeito estufa. Desde novembro de 2023, os meses consecutivos têm ultrapassado 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, um limite estabelecido no Acordo de Paris para evitar as piores consequências das mudanças climáticas.

Apesar dos números alarmantes, cientistas afirmam que o limite de 1,5°C não foi definitivamente ultrapassado, uma vez que é necessário que esse aumento persista por vários anos para caracterizar uma violação do Acordo de Paris.

“Com os dados do Copernicus para o penúltimo mês do ano, podemos agora confirmar com virtual certeza que 2024 será o ano mais quente já registrado e o primeiro ano-calendário acima de 1,5°C. Isso não significa que o Acordo de Paris foi violado, mas enfatiza que a ação climática ambiciosa é mais urgente do que nunca”, afirmou Samantha Burgess, diretora-adjunta do serviço de mudanças climáticas do Copernicus ao Folha de São Paulo.