Bahia na Web

Polícia prende líder de facção e apreende armas em Salvador

Foto: Ascom

Operação conjunta realizada na manhã desta sexta-feira (9) resultou na prisão de um dos criminosos mais procurados do sudoeste baiano e na apreensão de armas em Salvador. A ação faz parte da operação Artemis, conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Bahia (FICCO/BA), em parceria com a 9ª COORPIN/Jequié, CIPE Central, COOPM e o Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPATAMO).

Durante o cumprimento do mandado, as equipes da FICCO/BA e PATAMO foram recebidas a tiros. No confronto, um dos indivíduos foi baleado e não resistiu. O outro foi preso e encaminhado à delegacia. Segundo a polícia, o alvo da operação é o chefe de uma facção criminosa atuante na cidade de Ibirataia e com forte influência em outros municípios do interior baiano, como Gandu, Nova Ibiá, Itamari, Apuarema, Ipiaú e Ubatã.

O detido estava foragido do Conjunto Penal de Jequié desde 2023 e é investigado por envolvimento direto em pelo menos cinco homicídios, além de ser suspeito de ordenar a execução de vários outros. Um dos crimes mais brutais atribuídos a ele ocorreu em 16 de abril de 2023, quando teria mandado matar um jovem com um tiro à queima-roupa em uma praça pública, em plena luz do dia. A execução foi registrada por câmeras de segurança.

Contra o criminoso, considerado de alta periculosidade, há dois mandados de prisão em aberto. Recentemente, ele também teria efetuado disparos contra uma viatura da Polícia Militar em Ibirataia.

Com apoio da FICCO/BA, 26 integrantes de facções criminosas já foram localizados e presos somente este ano na Bahia. As investigações seguem em andamento para capturar outros membros do grupo envolvido em crimes violentos.

A FICCO/BA é composta por diversas forças de segurança, incluindo a Polícia Federal, Polícia Militar da Bahia, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais e Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia.