O líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (PT), tranquilizou os prefeitos baianos quanto à desoneração da folha dos municípios e a manutenção da alíquota de 8% de impostos até o final deste ano.
Em conversa com os prefeitos na noite desta terça-feira (21), durante a Marcha dos Prefeitos, em Brasília, o parlamentar, que é o relator do PL 1847/2024 que trata da desoneração de 17 setores da economia e dos municípios, disse que “essa é a primeira batalha, que está ganha, mas não ganhamos a guerra”. A fala de Wagner foi acompanhada pelos gestores que se uniram à bancada da Bahia para comemorar as conquistas em relação à pauta.
No Congresso, os parlamentares querem evitar que os municípios e os setores produtivos voltem a pagar 20% de impostos sobre a folha salarial. Eles selaram um acordo para manter a desoneração para empresas e municípios em 2024 e têm discutido a reoneração gradual a partir de 2025.
“Daqui até o final do ano, com certeza, antes de adentrar o ano que vem, vamos encontrar qual é a fórmula mais justa da gente beneficiar a todos os municípios. Eu não vou entrar em discussão de como é que vai ser daqui a pouco. Eu prefiro dizer que a cada dia é a sua agonia. E eu vou dizer, a cada dia é sua alegria. Hoje, nós tivemos a alegria dos 8 [%] até o final do ano”, cravou o petista, que estava ao lado dos senadores Otto Alencar e Angelo Coronel, ambos do PSD.