O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), convocou nesta segunda-feira (22) mais de 4.200 novos agentes para reforçar a segurança pública no estado. Entre os convocados estão 2 mil novos soldados, 512 militares que estavam na reserva e mais 100 oficiais que passam a integrar o efetivo da Polícia Militar.
A Polícia Civil receberá 780 novos profissionais, enquanto o Corpo de Bombeiros Militar terá seu quadro reforçado com 765 homens e mulheres. Esses números foram divulgados pelo chefe do executivo estadual em suas redes sociais.
Outro destaque foi a autorização para a compra de 119 viaturas, visando melhorar a capacidade de resposta e mobilidade das forças de segurança.
“Esses investimentos potencializam a nossa atuação não só no policiamento ostensivo e investigação, mas sobretudo na inteligência e no planejamento das ações de segurança pública. Com investimento, inteligência e inovação, a gente vai trabalhando para o combate à violência e ao crime organizado na Bahia”, escreveu Jerônimo em uma postagem na rede social.
O anúncio foi feito em evento no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença do governador e do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner.
Marcelo Werner destacou a importância do fortalecimento do efetivo das forças de segurança.
“Esses concursos e chamamentos vão aumentar significativamente o nosso contingente, permitindo uma atuação mais eficaz e abrangente na segurança pública. Além disso, a aquisição das viaturas será fundamental para garantir a mobilidade e a rapidez nas respostas às ocorrências, melhorando a eficiência operacional e a presença das forças de segurança em todas as regiões do estado.”
O governador também autorizou a abertura de novos concursos públicos e seleções. Entre eles, a abertura de processos seletivos com 100 vagas para oficiais da PMBA e 265 vagas para o CBM-BA, abrangendo novos profissionais, oficiais da reserva remunerada e servidores do quadro especial de tenentes e oficiais auxiliares. Além disso, foi autorizada a abertura de seleção Reda para 19 Técnicos de Nível Médio/Superior para a Polícia Civil (PC) e 166 Técnicos de Nível Superior e Médio para o DPT.