Uma nova readequação dos valores da Ponte Salvador-Itaparica será analisada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), conforme anunciado pelo governador em entrevista ao podcast Prisma, do Bahia Notícias. De acordo com o governador, um estudo detalhado sobre a atualização dos custos do projeto será enviado ao TCE. Essa readequação se deve ao aumento dos preços dos insumos, influenciado pela pandemia de coronavírus.
“Estou aguardando as próximas duas semanas para que o material da nossa negociação seja encaminhado ao TCE. Uma equipe técnica está pronta para analisar e dar o aval necessário. Se a resposta for positiva, será um alívio para mim”, afirmou Jerônimo.
O valor estimado para a infraestrutura é de R$ 7 bilhões, é realizado através de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o governo estadual e duas empresas chinesas: China Railway 20th Bureau Group Co., Ltd. (CRCC20) e China Communications Construction Company (CCCC). A expectativa é que o valor do projeto passe por uma revisão.
Atualmente, a obra encontra-se na fase de sondagem do solo na Baía de Todos os Santos, utilizando mais de 3.000 toneladas de equipamentos, incluindo uma balsa e uma perfuratriz de última geração. Cerca de 60 trabalhadores estão envolvidos na operação, que ocorre a 1 km da costa.