O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), abordou nesta sexta-feira (23) o pedido conjunto feito pelo governo estadual e pelo consórcio responsável pela construção da Ponte Salvador-Itaparica para que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) atue na mediação dos impasses contratuais da obra. O governador reiterou que o aumento dos preços dos insumos, decorrente da pandemia de covid-19, tem sido um dos principais fatores de discordância.
Jerônimo destacou que a equipe liderada pelo secretário Afonso Florence já está em diálogo com o consórcio chinês envolvido na construção, buscando uma solução com a ajuda do TCE. O contrato, assinado em 2020 com um valor inicial de R$ 6 bilhões, agora enfrenta uma revisão solicitada pelo consórcio, que propõe um reajuste para R$ 13 bilhões devido aos aumentos dos custos de insumos.
Jerônimo demonstrou otimismo, afirmando que espera uma resolução até agosto ou setembro, permitindo que o projeto avance para a fase de execução o mais rapidamente possível.