Nesta segunda-feira (9), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma importante operação ao interceptar um helicóptero que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização, vindo da Venezuela.
A operação, realizada perto de Manaus (AM), envolveu o Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), que coordenou a ação com a participação de duas aeronaves A-29 Super Tucano e um helicóptero H-60 Black Hawk. A Polícia Federal (PF) também colaborou na operação.
Ao chegarem ao local, os agentes da Polícia Federal, a bordo do H-60 Black Hawk da FAB, abordaram o helicóptero e encontraram aproximadamente 240 kg de skank, uma droga sintética com potência superior à da maconha. Apesar da apreensão da carga, o piloto conseguiu escapar antes da chegada das autoridades.
Esta ação faz parte da Operação Ostium, uma iniciativa do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras. O objetivo da operação é combater o tráfico e outros ilícitos através de uma coordenação eficaz entre a FAB e os órgãos de segurança pública.