Segundo informações da Polícia Civil de Pernambuco a investigação que resultou na prisão de Deolane Bezerra e sua mãe, Solange Bezerra, começou após um deslize de Dayanne Bezerra Santos, a irmã da doutora. Em novembro de 2023, ela tentou sacar R$ 2 milhões, em espécie, para comprar um imóvel em São Paulo.
Ela alegou que a negociação teria de ser feita em dinheiro vivo porque o proprietário da casa, Deric Elias Costa Silva, de 20 anos, só aceitava vender em espécie.
A reserva para o saque surpreendeu o Conselho de Controle de Atividades Finanças (Coaf), órgão ligado ao Banco Central que apura movimentações suspeitas de lavagem de dinheiro. Foi emitido um alerta para a Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), da Polícia Civil, no dia 24 de novembro de 2023, já que a quantia não era compatível com os rendimentos declarados da advogada, de R$ 21 mil mensais.
Em uma Numa investigação interna, porém, o vendedor não tinha o bem registrado em seu nome. “Em consulta ao ONR (Operador Nacional do Registro Eletrônico de Imóveis) no dia 24/11/2023 às 14:05h, (…) não há nenhum imóvel no Estado de SP, em nome do CPF indicado por Dayanne, que ela forneceu à gerência do banco e quem fez o provisionamento do saque”, diz o documento obtido pelo portal Diário de Pernambuco.
O vendedor também respondia a um processo na Justiça paulista. Ele e o irmão foram presos este ano acusados de assassinar a tiros um pedreiro que matou o avô deles.