Uma nova balsa de grande porte chegou à Baía de Todos-os-Santos para reforçar as atividades de sondagem do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica. A embarcação, com 75 metros de comprimento e aproximadamente dois mil metros quadrados de área de convés, possui as mesmas dimensões da primeira balsa.
Ambas estão equipadas com perfuratrizes dotadas de sistemas de compensação de ondas, permitindo que as operações continuem mesmo sob condições climáticas adversas. Durante o andamento da sondagem, uma das balsas permanecerá nas proximidades de Salvador, enquanto a outra atuará perto de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.
Até agora, 17 empresas baianas foram contratadas para apoiar a execução do projeto, gerando 300 empregos diretos e indiretos. O investimento total da sondagem é de R$ 160 milhões. O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica representa um grande impulso para a economia baiana, com a expectativa de gerar sete mil empregos diretos. Estima-se que 10 milhões de pessoas em cerca de 250 municípios serão beneficiadas, promovendo uma redistribuição de renda e atraindo novos empreendimentos nos setores de logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário.
O projeto também promete fortalecer o turismo de forma sustentável, uma vez que a ponte reduzirá a distância entre Salvador e importantes zonas turísticas do estado, como as regiões do Sul e Baixo Sul, em mais de 100 km.
A ponte, com 12,4 km de extensão sobre o mar, será a maior da América Latina. Além da estrutura principal, novos acessos viários serão construídos tanto em Salvador quanto em Vera Cruz. Na capital, será implantada uma nova estrutura viária de 4 km, ligando a região da Calçada a Água de Meninos, composta por viadutos e dois túneis paralelos aos da Via Expressa. Em Vera Cruz, será construída uma via expressa de 22 km, desde Mar Grande até as proximidades de Cacha Pregos, enquanto um trecho de 8 km da BA-001 será duplicado, ligando Cacha Pregos à Ponte do Funil.
Este investimento é resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês, formado pelos gigantes China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction Company (CCCC), ambos líderes globais no setor de infraestrutura. O contrato, assinado em novembro de 2020, prevê uma concessão de 35 anos para construção, operação e manutenção da ponte.