Cada vez mais próximo do acesso para a Série A, o Vitória inicia, neste domingo (8), uma sequência decisiva de jogos. A partir das 18h, o Leão visita o Criciúma no Heriberto Hulse, pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Tigre é o primeiro dos seis adversários da parte de cima da tabela que o Rubro-Negro baiano enfrentará nas oito últimas partidas do certame.
Além do Tigre (8º colocado), o Vitória enfrentará, na reta final, Guarani (4º), Juventude (3º), Vila Nova (9º), Novorizontino (5º) e Sport (2º). Líder absoluto com 58 pontos, o time treinado por Léo Condé possui, neste momento, 95,1% de chances de subir de Divisão e 60,7% de título. Caso vença neste domingo, essas porcentagens irão aumentar.
Apesar da proximidade com o acesso, o técnico Léo Condé prefere não comentar as projeções de quantos pontos serão necessários para estar no G-4 ao fim da Série B. Em entrevista coletiva nesta quinta (5), o comandante rubro-negro lembrou do quão intensa está a disputa pelas primeiras posições da tabela.
“Essa Série B está equilibrada, disputada, com a pontuação alta. Normalmente, 62 pontos é a média que as equipes visualizam como objetivo antes de começar a competição. Agora já aumentou um pouco. Vai depender desses confrontos. Pode ser que 64 seja suficiente, de repente um pouco mais, um pouco menos. Por isso mantemos o foco sempre no próximo jogo”, afirmou.
Para o jogo diante do Criciúma, Condé terá os retornos do meia Giovanni Augusto, recuperado de uma fratura na costela, e do lateral-direito Railan, que desfalcou a equipe diante do Tombense por causa de dores no adutor da coxa. Por outro lado, o volante Matheus Trindade e o capitão Zeca, lesionados, seguem de fora.
Para seguir na briga
Se para o Vitória vencer a partida significa ficar ainda mais próximo do acesso, para o Criciúma representa seguir na briga. Com duas derrotas nos dois últimos jogos, o clube catarinense caiu para a oitava colocação, com 48 pontos – cinco a menos que o Guarani, que abre o G-4.
Para voltar a vencer, o Tigre conta com o apoio de sua torcida. No Heriberto Hulse, o time possui um aproveitamento de 73,3%, o quarto melhor da Série B. São 31 pontos conquistados em 14 jogos, com 10 vitórias, um empate e três derrotas, 20 gols marcados e apenas nove sofridos.
O Criciúma terá dois retornos importantes para o duelo contra o líder. O lateral-direito Cristovam e o atacante Eder cumpriram suspensão na última rodada e estão à disposição.
Em contrapartida, o técnico Claudio Tencati está com três cartões amarelos acumulados e não poderá comandar a equipe. O auxiliar técnico de Tencati, Alessio Antunes, e o auxiliar técnico do clube, Amauri Barasuol, estarão à beira do campo neste domingo.
FICHA TÉCNICA
Criciúma x Vitória
Série B – 31ª rodada
Local: Heriberto Hulse, em Santa Catarina (SC)
Data: 08/10/2023 (domingo)
Horário: 18h
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Márcio dos Santos e Luis Carlos de Franca Costa (ambos do RN)
Quarto árbitro: William Machado Steffen (SC)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Pendurados no Vitória: Lucas Arcanjo, Yan Souto, Wagner Leonardo, Railan, Felipe Vieira, Léo Gomes e Gegê
Criciúma: Gustavo; Cristovam, Rodrigo Fagundes, Walisson Maia e Marcelo Hermes; Jonathan, Arilson e Fellipe Mateus; Fabinho, Éder e Marquinhos Gabriel. Técnico: Alessio Antunes.
Vitória: Lucas Arcanjo; Railan (Yan Souto), Camutanga, Wagner Leonardo e Édson Lucas; Dudu, Rodrigo Andrade e Matheusinho; Osvaldo, Léo Gamalho e Iury Castilho. Técnico: Léo Condé.