Um tremor de terra foi registrado pelo Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN), na segunda-feira (30) em Laje, no Vale do Jiquiriçá. O sismo ocorreu às 10h24 UTC (07h24, horário de Brasília) e teve uma magnitude de 1,7 mR. Até o momento, não há relatos de moradores que tenham sentido o tremor.
Este evento marca o mais recente de uma série de atividades sísmicas na Bahia, sendo que o último registro antes deste ocorreu em 24 de setembro, com duas detonações de magnitudes 2,3 e 2,2 mR em Itagibá. O LabSis continua a monitorar a atividade sísmica na Bahia e em toda a região Nordeste do país.
Um tremor sísmico de terra, ou sismo, é um movimento brusco da crosta terrestre causado pela liberação de energia acumulada em falhas geológicas ou pelo movimento das placas tectônicas.
Eles são medidos por instrumentos chamados sismógrafos e são classificados em escalas, como a escala Richter, que avalia a magnitude do evento. A intensidade de um tremor pode variar e ser muito leve, não causando prejuízos, ou mais forte, trazendo sérios riscos.