Cleber de Oliveira dos Santos, biólogo e técnico de laboratório contratado pelo PCS Lab Saleme, foi preso pela Polícia Civil nesta quarta-feira (16) ao desembarcar no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Cleber, que era o último foragido, foi detido após a decretação de sua prisão na segunda-feira (14). Ele estava de férias no Nordeste e não havia se apresentado anteriormente, segundo sua defesa.
O técnico é acusado de liberar órgãos contaminados com HIV, que infectaram seis pacientes transplantados, conforme as investigações. Ele atuava na análise do material recebido da Central Estadual de Transplantes. A prisão de Cleber ocorreu após a detenção de um dos sócios do PCS Saleme e de outro técnico, também na segunda-feira.
Além de Cleber e dos dois técnicos presos anteriormente, Jacqueline Iris Bacellar de Assis, outra técnica de laboratório envolvida no caso, se entregou à polícia e também foi presa.
O Conselho Regional de Biologia (CRBio-02) informou que o registro de Cleber foi cancelado, impedindo-o de atuar como biólogo.