Após nove meses de prisão, Alefe de Jesus e Hercules Silva de Assis, acusados de sequestrar e assassinar Anderson Santos, de 27 anos, foram liberados pela Justiça nesta quinta-feira (12). A prisão dos dois foi decretada em março de 2024 pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Santo Antônio de Jesus, com base na materialidade e indícios de autoria do crime.
Conforme documentos obtidos pela nossa equipe, “os acusados, em razão de dívidas contraídas com a vítima, a levado até um local afastado, sequestrando-a e, em seguida, deflagraram disparos de arma de fogo que a atingiram, levando a vítima a óbito, e arremessaram o cadáver em local de difícil acesso. Em seguida, fugiram do local e venderam o veículo que pertencia à vítima”.
O desaparecimento de Anderson ocorreu em 29 de dezembro de 2023. Seu corpo foi encontrado em 2 de janeiro deste ano, na Serra do Ábia, em Valença, mas só foi identificado no Instituto Médico Legal (IML) em 11 de janeiro, devido à falta de médicos legistas. O estado avançado de decomposição impossibilitou o velório, e o sepultamento ocorreu dois dias depois.
Alefe e Hercules eram amigos da vítima e foram presos em diferentes ocasiões. Alefe foi detido em Eunápolis, na Bahia, em 18 de janeiro, e Hercules em Campinas, São Paulo, em 21 de janeiro. Segundo as investigações, a dívida que os dois mantinham com Anderson teria sido a principal motivação para o crime.