Bahia na Web

Governador Jerônimo Rodrigues anuncia mudanças no secretariado na Bahia

Foto: Matheus Landim / GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou na quarta-feira (11), em reunião com a equipe, mudanças estratégicas no secretariado estadual. As substituições ocorrem em cinco áreas: Comunicação Social, Relações Institucionais, Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, além da Chefia de Gabinete.

As nomeações começam a ser publicadas no Diário Oficial do Estado a partir desta quinta-feira (12). Entre as mudanças, destacam-se:

  • Secretaria de Comunicação Social (Secom): Luciano Suedde, atual chefe de gabinete da pasta, assume interinamente o comando no lugar de André Curvello.
  • Secretaria de Relações Institucionais (Serin): Adolpho Loyola deixa a Chefia de Gabinete do Governador para substituir Jonival Lucas.
  • Chefia de Gabinete: Maurício Weidgenant, subchefe da pasta, será o novo chefe de gabinete.
  • Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre): Augusto Vasconcelos, atualmente vereador de Salvador, substituirá Davidson Magalhães em 2025.

Jerônimo Rodrigues justificou as alterações como parte de um processo natural de renovação na administração pública:

“A reforma é necessária em qualquer governo, de dois em dois anos. É natural que a gente possa reanimar, dar uma aquecida nas ações. Eu preciso fazer isso para que a gente possa seguir avançando com novos projetos e novas ações.”

O governador também informou que outros nomes serão anunciados na próxima semana, ampliando a reforma administrativa para fortalecer as ações do governo estadual.

Saiba quem são os novos nomes

  • Afonso Florence

Afonso Florence é deputado federal pelo PT e ex-ministro de Desenvolvimento Agrário na gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff. Coordenador do programa de governo na campanha de Jaques Wagner ao Governo do Estado em 2006, Florence assumiu a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) no primeiro mandato do ex-governador.

  • Maurício Weidgenant

Graduado em Ciências Sociais, com pós-graduação em Educação Popular e Movimentos Sociais, Maurício Weidgenant tem mais de 20 anos de experiência em gestão pública. Natural de Blumenau (SC), atuou na administração municipal, onde foi chefe de gabinete da Secretaria de Educação, coordenador da política de Formação e Diretor da Escola de Formação de Professores, coordenador do Setorial Social e secretário municipal adjunto de Assistência Social.

Trabalhou por muitos anos no Ministério do Desenvolvimento Agrário, como assistente, depois foi consultor e chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Territorial, quando Jerônimo Rodrigues foi secretário nacional. Além disso, foi coordenador de Regularização Fundiária na Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Foi também gerente e depois chefe de gabinete da Subchefia de Assuntos Federativos na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, durante o governo da presidenta Dilma Rousseff. Maurício Weidgenant também atuou como assessor do gabinete do Ministério de Direitos Humanos, assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e, mais recentemente, subchefe de gabinete do Governador da Bahia.

  • Augusto Vasconcelos

Além de advogado, Augusto Vasconcelos é mestre em Políticas Sociais e Cidadania e especialista em Direito do Estado. Professor universitário desde 2006, ele também é presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, vereador e ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador, onde preside a Comissão de Trabalho, Emprego e Renda. Augusto foi reeleito vereador de Salvador para 2025 com 11.385 votos.

  • Luciano Suedde

Não há informações oficiais sobre o novo secretário interino de Comunicação, Luciano Suedde, além do fato de que ele assumirá a Secom após a saída de André Curvello.