Bahia na Web

Dois postos de combustíveis são interditados na Bahia por gasolina adulterada e irregularidades no abastecimento

Foto: Reprodução / Forte na Notícia

Dois postos de combustíveis no interior da Bahia foram interditados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) durante uma operação realizada na última semana. Em São Sebastião do Passé, a fiscalização identificou gasolina aditivada com 53% de etanol e gasolina comum com 45%, muito acima do limite permitido pela legislação, que é de 28%. Outro posto, em Alagoinhas, apresentava gasolina comum com 42% de etanol.

Em Cruz das Almas, às margens da BR-101, um posto foi interditado por irregularidades no volume dispensado por um bico de abastecimento de diesel S10 comum. Segundo o Forte na Notícia, a cada 20 litros anunciados, apenas 19,5 litros eram efetivamente entregues ao consumidor.

A operação também inspecionou 26 postos em Salvador e outras cidades do interior, como Candeias, Feira de Santana, Conceição do Jacuípe e Governador Mangabeira. Além das interdições, dez estabelecimentos foram autuados por problemas como ausência de instrumentos para teste da qualidade dos combustíveis, painel de preços irregular e venda sob bandeira branca, apesar de exibirem marcas comerciais de distribuidoras.

A ação foi realizada em parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), Polícia Militar e Polícia Civil. A Sefaz-BA verificou estoques de combustíveis e a regularidade de máquinas de cartão de crédito e débito. Trinta amostras de combustíveis foram coletadas para análise em laboratório pela ANP.