O Conselho de Administração da Embasa (CONSAD) aprovou, nesta quinta-feira (19), o nome de Gildeone Almeida Santos como presidente interino da empresa. Além de assumir o comando da estatal, ele permanece no cargo de Diretor de Operação do Interior, que já ocupa.
Com uma trajetória profissional marcada por uma destacada evolução, Gildeone iniciou sua relação com a Embasa como estagiário antes de ingressar na empresa por meio de concurso público, em 2006. Ao longo desses anos de serviços prestados, acumulou uma experiência em diferentes funções, passando pela gestão de escritórios locais como os de Nova Soure, no semiárido baiano, Nazaré e Santo Antônio de Jesus, no recôncavo. Seu desempenho o levou a ocupar posições estratégicas, como Gerente de Unidade Regional e Diretor de Operação do Interior, culminando agora na posição de presidente interino.
Além de graduado em Gestão Pública e pós-graduado em Gestão Empresarial, Gildeone é um gestor bastante experimentado e com profundo conhecimento sobre a realidade da Embasa, especialmente no interior do estado, onde teve grande parte da sua experiência profissional.
Em relação ao futuro, o Sindae ressalta a necessidade de nomear gestores(as) que compreendam plenamente a cultura e os valores da organização, sob o risco de comprometer a credibilidade da empresa e do próprio governo do estado.
Nesse contexto, é fundamental que as lideranças designadas pelo acionista majoritário, o Governo do Estado, tenham a capacidade de conduzir a Embasa de forma democrática e colaborativa, promovendo um diálogo aberto e construtivo com os diversos atores sociais — incluindo empregados(as), representantes da classe política e a sociedade em geral. Além disso, é imprescindível que essas lideranças reconheçam plenamente a importância de uma Embasa pública para a saúde e a qualidade de vida da população baiana.
Assim, torna-se imprescindível buscar gestores(as) comprometidos(as) com o fortalecimento da Embasa e alinhados à melhoria contínua da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, garantindo maior eficiência e benefícios para a população.