A sessão solene da Câmara de Vereadores de Ribeira do Pombal, realizada na noite desta quinta-feira (19), foi marcada por uma fala racista do vereador Marcelo Brito (MDB) durante a entrega de honrarias aos cidadãos Honorários e Beneméritos do município.
Entre os homenageados estavam Caio Anjos e Yuri Moreno, filhos de Dr. Roberval, responsáveis pelo Laboratório ELAB, referência na região. Ao discursar sobre o reconhecimento dos homenageados, Marcelo Brito exaltou as qualidades profissionais dos irmãos, mas proferiu declarações que imediatamente foram interpretadas como racistas.
“Eu tenho orgulho. Seu pai não é negro, seu pai é branco, porque tem boas práticas, boas lições, tem honra. Desde quando chegou a Ribeira do Pombal, maçonicamente conheço o seu irmão. Nunca ouvi um deslize de Dr. Roberval. Ele é negro por fora, mas branco por dentro”, afirmou o vereador.
A fala gerou críticas e indignação entre os presentes e rapidamente repercutiu negativamente nas redes sociais, onde internautas apontaram o teor racista da declaração. Diversos segmentos da sociedade estão cobrando explicações do vereador e uma postura da Câmara Municipal sobre o ocorrido.