Bahia na Web

Com reforço em Alan Sanches, prefeito de SAJ consegue conciliar apoio a candidatos a deputado federal; entenda

Foto: divulgação

Após “afagos” de parlamentares, o prefeito de Santo Antonio de Jesus (SAJ), Genival Deolino (PSDB) teria conseguido conciliar os “assédios” que recebeu durante a eleição municipal de 2024, que culminou na sua recondução no Executivo do município. O gestor foi procurado diferentes por deputados, mas, de acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, teria conseguido atender as demandas dos parlamentares e encaminhou o seu apoio para eles nas eleições de 2026.

 

Durante o pleito do ano passado, Genival foi procurado pelo seu aliado de longa data, o deputado federal Adolfo Viana (PSDB), o deputado federal e presidente estadual do PDT, Félix Mendonça Jr. e pelo entendimento líder da oposição da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Alan Sanches (União).

 

Alan e Félix travaram uma “disputa” sobre a indicação ao cargo de vice-prefeito na chapa de Genival. O pedido atendido foi o do deputado filiado ao União Brasil, com a incorporação de Cristina da Farmácia (União) à chapa. No embate, Félix buscava emplacar o nome da Doutora Conceição Gonzalez.

 

Segundo fonte do Bahia Notícias, apesar de aceitado a indicação de Cristina, o prefeito Genival teria conseguido contornar a situação e costurou o apoio à candidatura dos três nas eleições de 2026. “Todos foram contemplados, todos os três”, indicou a fonte.

 

Vale destacar que, no caso de Alan Sanches, o atual deputado estadual almeja alcançar “voos mais altos” e já anunciou que irá se candidatar à Câmara dos Deputados. A movimentação dos três parlamentares mira ampliar as suas respectivas votações em SAJ, que possui um eleitorado de mais de 70 mil pessoas.

 

AS VOTAÇÕES EM 2022
Dentre os três, Alan Sanches foi o candidato com a maior quantidade de votos em 2022, chegando em 10.221 quando disputou, novamente, uma cadeira na Assembleia Legislativa.

 

Adolfo Viana recebeu 4.811 votos, enquanto Félix foi escolhido por 1.063 eleitores. Vale lembrar que os dois disputaram a vaga na Câmara dos Deputados, e Alan foi candidato à reeleição na AL-BA.