A bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou a indicação do deputado estadual e líder do governo na Casa Legislativa, Rosemberg Pinto (PT) para o cargo de primeiro vice-presidente da AL-BA. A oficialização de Rosemberg ocorreu após reunião dos deputados nesta terça-feira (15), sendo aprovado por unanimidade.
De acordo com a líder do PT, deputada Fátima Nunes, a definição pelo nome do deputado Rosemberg ocorreu pacificamente. A parlamentar reforçou que os cargos da Mesa Diretora devem respeitar a proporcionalidade ao número de parlamentares eleitos. Atualmente, o PT possui a primeira vice-presidência, com o deputado Zé Raimundo.
A líder também reafirmou o apoio da bancada para a recondução do atual presidente da AL-BA, o deputado Adolfo Menezes (PSD).
“A reunião de hoje reafirma o apoio do PT ao deputado Adolfo Menezes à Presidência, e anuncia a indicação e apoio ao nosso deputado Rosemberg Pinto à 1ª Vice-presidência. Buscamos assim ter uma Assembleia Legislativa cada vez ativa e propositiva para atender as demandas da nossa sociedade e mudar a vida de todos os baianos e baianas”, declarou a líder petista.
A informação sobre a provável indicação de Rosemberg foi antecipada pelo Bahia Notícias em novembro. Em conversa com a reportagem, diversos deputados que participaram das tratativas assumiram que Rosemberg deveria ser o indicado ao cargo. Além do líder do governo, o Júnior Muniz (PT) também pleiteava a cadeira, mas acabou sendo preterido dentro da bancada petista.
Mais cedo, o líder da oposição, Alan Sanches (União) afirmou que é preciso tratar com honestidade as discussões que pedem o critério da proporcionalidade de bancada para o cargo de primeiro vice-presidente da Casa. O deputado comentou que a disputa acirrada pelo posto acontece de maneira inédita apenas em razão da insegurança jurídica que pode invalidar a eventual reeleição de Adolfo.
“Não adianta falar em proporcionalidade quando, na verdade, você está falando em presidência, tanto é que não tem disputa para nenhum outro cargo da Mesa Diretora. Então a gente precisa ser honesto, porque nesse caso já está se discutindo a presidência”, afirmou Sanches.
Vale lembrar que a razão para a grande disputa pela 1ª vice se deve a uma incerteza para a recondução de Adolfo, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) sinalizou negativamente pela reeleição numa mesma legislatura para presidentes do Poder Legislativo. Com isso, o 1° vice-presidente da Casa surge como nome forte para assumir o posto, com algumas possibilidades na mesa.