Bahia na Web

Comentarista paraguaio chama brasileiros de “macacos” e xinga presidente do Palmeiras

Foto: Reprodução/Redes sociais

O comentarista esportivo paraguaio Enrique Vargas Peña chamou os brasileiros de “macacos” durante um programa de rádio nesta quarta-feira (26). A declaração ocorreu ao comentar a derrota da Seleção Brasileira para a Argentina por 4 a 1, no dia anterior.

Vargas Peña é um dos principais nomes da emissora ABC Cardinal, ligada ao jornal “ABC Color”. Durante sua análise, ele afirmou: “Outra felicidade enorme que eu tive ontem foi que o Brasil perdeu de 4 a 1. Os macacos!”.

 A fala foi seguida por uma intervenção de uma apresentadora, que alertou: “Meu Deus… você vai receber uma multa”. O Paraguai possui legislação que prevê penalidades para casos de racismo.

Na sequência, Vargas Peña fez um ataque direto à presidente do Palmeiras, Leila Pereira: “Não, aquela cachorra de m*** não vai dirigir a palavra a mim”.

Leila Pereira tem se posicionado de forma contundente contra casos de racismo no futebol sul-americano. Recentemente, criticou as autoridades paraguaias e o Cerro Porteño após o jogador Luighi, do time sub-20 do Palmeiras, ser alvo de injúrias racistas durante uma partida da Libertadores Sub-20. Na ocasião, a dirigente classificou como “ridícula” a multa de 50 mil dólares aplicada pela Conmebol ao clube paraguaio.

O Paraguai implementou em 2022 uma lei contra atos racistas, mas especialistas apontam dificuldades na aplicação de penalidades mais severas. O racismo no país é considerado apenas um ato infracional, sujeito a multas de até R$ 7,8 mil, sem previsão de pena de prisão, diferentemente do Brasil.

O episódio envolvendo Luighi ocorreu no dia 6 de março, durante uma partida contra o Cerro Porteño, em um estádio próximo a Assunção. O jogador relatou ter sido alvo de ofensas racistas e afirmou: “O que fizeram comigo foi um crime”. Um torcedor também foi filmado imitando um macaco em direção ao atleta Figueiredo, que também atuava pelo Palmeiras na ocasião.