Bahia na Web

SAJ: Representantes da Santa Casa de Misericórdia prestam esclarecimentos na Câmara após denúncia de desassistência médica em sessão ordinária

Foto: Bahia na Web

Equipe Medica e direção da Santa Casa de Misericórdia e Hospital e Maternidade Luiz Argolo esteve na Sessão Ordinária da Câmara de Santo Antônio de Jesus na noite de terça-feira (22) para prestar esclarecimentos após a unidade ser acusada de desassistência médica e acusações acerca do índice de mortalidade neonatal e materna.

Dr. Marcos Ribeiro, ginecologista, disse que a esposa do senhor João deu entrada na unidade no dia 8 de março e preferiu por cesariana. O parto ocorreu sem intercorrências iniciais, mas, posteriormente, ela apresentou um quadro de íleo paralítico, condição pós-operatória que afeta o funcionamento do intestino.

Ela foi transferida para o Hospital Regional, onde foi diagnosticada com uma laceração de bexiga, uma complicação possível em cesarianas, especialmente em mulheres com histórico de cirurgias. Já Núbia, diretora assistencial da Santa Casa, usou a tribuna para rechaçar críticas sobre as condições de trabalho da equipe médica.

A Santa Casa destacou que muitos casos são agravados pela ausência de pré-natal adequado nos municípios de origem e reafirmou seu compromisso com a qualidade da assistência à saúde materno infantil. A superintendente da Santa Casa de Misericórdia, Ludmila Reis, desabafou em resposta às recentes acusações de desassistência médica por parte de João Guilherme Bittencourt, esposo da paciente, e às denúncias do vereador Jorge de Dema.

Ludmila, ao falar da tribuna, destacou a dedicação da equipe e relembrou casos emblemáticos que mostram o compromisso da instituição com a vida. Entre eles, citou o atendimento de uma gestante com gêmeas siamesas vinda do Baixo Sul, que foi recusada por diversas maternidades antes de ser acolhida pela Santa Casa.

Ao final, defendeu a reputação da Santa Casa, que, segundo ela, possui atualmente a maior estrutura hospitalar do Recôncavo Baiano, com mais de 200 leitos e uma ampla gama de serviços, incluindo oncologia, cirurgias eletivas, UTI e maternidade. Ela destacou que a instituição possui certificações de qualidade e mantém índices de sucesso acima de 99% nos atendimentos obstétricos.  Bahia na Web / infosaj