Bahia na Web

Jorge Dema propõe audiência pública para tratar da Santa Casa em Santo Antônio de Jesus

Foto: Reprodução

Fisioterapeuta de formação, o vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, Jorge Dema, sugeriu a realização de uma audiência pública para debater questões envolvendo a Santa Casa de Misericórdia e a UTI Neonatal. A declaração foi feita em entrevista nesta terça-feira (22), durante sessão na Câmara.

“Aqui, primeiro, parabenizar a Santa Casa por de imediato vir responder aos questionamentos que foram feitos na sessão da semana passada. Aqui, mais uma vez, reforçar, que não é o nosso papel fazer nenhum juízo de valor. O papel de julgamento não é nosso. Existem as entidades responsáveis por qualquer tipo de julgamento, seja para o profissional, seja para o técnico, ou para a indústria realizada por algum profissional. Eu acho que essa discussão, ela precisa ser feita porque a nossa preocupação é com a saúde de Santo Antônio”, declarou Dema.

O vereador reforçou a importância de escutar os questionamentos da população, sejam eles relacionados a serviços municipais ou estaduais. “Se ler fatos, por que não questionar? Não julgar nem dizer que foi feito isso ou aquilo de errado. Mas é, de fato, um questionamento que precisa ser feito”, destacou.

Dema elogiou a postura dos profissionais da Santa Casa que participaram das explicações, como a doutora Mila, doutor Trigo e doutor Marcos. Além disso, o vereador defendeu que a audiência pública poderá trazer avanços para a saúde do município.

“Será que uma audiência pública ou uma discussão com as entidades que são responsáveis, não traríamos melhorias para a Santa Casa?”, questionou, reforçando que continuará fazendo cobranças e sugerindo melhorias.

Jorge Dema mencionou ainda o repasse municipal de R$ 120 mil para os serviços de obstetrícia da Santa Casa, mas afirmou que, mesmo com o investimento, há queixas da população sobre a espera e a estrutura de atendimento. Segundo ele, irá conversar com o prefeito Genival Deolino para buscar alternativas para ampliar a estrutura e melhorar os serviços.

“O município repassa 120 mil reais para ajuda nos serviços de obstetrícia da Santa Casa. Então, é um repasse que é feito, a Prefeitura entende que há essa necessidade, mas também nós, como representantes do povo e aqui do legislativo, iremos convidar as entidades”, disse Dema.

O vereador concluiu destacando a necessidade de investir na ampliação da Santa Casa, trazer novos profissionais e viabilizar a implantação da UTI Neonatal.

“Se não se cresce, se não se melhora a estrutura da Santa Casa, se não se traz a UTI Neonatal, se não traz novos profissionais, a população continuará se queixando da falta de profissionais e da longa espera”, afirmou.