O Festival Liberatum, uma celebração mundial da cultura, criatividade e reflexão, está se preparando para sua primeira edição no Brasil, e escolheu Salvador para ser sua sede. O evento, que está entre os mais aguardados pelo público soteropolitano, contará com nomes como Viola Davis, Lázaro Ramos, Taís Araújo e Alcione. Em entrevista ao BN Hall, o produtor criativo da equipe Liberatum Global, Lucas Vilas, e o diretor de comunicação, Flavio Saturnino, contaram as razões por trás dessa escolha inusitada e detalhes sobre a programação, além dos impactos esperados.
Embora São Paulo e Rio de Janeiro fossem escolhas mais óbvias para a estreia do Festival Liberatum no Brasil, os organizadores decidiram que Salvador seria o local ideal devido a rica contribuição da cidade para a cultura brasileira e sua história culturalmente vibrante. Nascido na capital baiana, Lucas disse estar feliz em fazer parte da vinda do evento.
“A programação é um processo artístico e com base nas nossas pesquisas em cada cidade que passamos. Buscamos sempre refletir o que a cidade e país-sede requer e tem a ser celebrado e fomentado. A programação já foi divulgada e teremos mesas de conversa, eventos musicais, performances e muito mais. Dentre os principais eventos temos a mesa ‘Afrodiaspora’ com as atrizes Viola Davis e Taís Araújo, bem como Julius Tennon, Melanie Clark e Mauricio Mota, que acontece no dia 3/11 no Centro de Convenções Salvador. Já no dia 5/11 apresentamos ao público um show de encerramento com Luedji Luna, Lazzo Matumbi, Márcio Victor, entre outros, além de uma homenagem à atriz multipremiada Angela Bassett, conhecida pelo papel de ‘Rainha Ramonda’ no sucesso ‘Pantera Negra: Wakanda para sempre’. Outras surpresas acontecerão também”, destacou o produtor criativo.
Segundo Flávio, a ideia da realização durante o mês de novembro acontece de maneira estratégica para promover a promoção de Salvador como destino do verão brasileiro. “As atividades de Liberatum geram mídia espontânea na imprensa nacional e internacional, elevando ainda mais a potência cultural e de entretenimento que é a capital baiana”, explicou o diretor de comunicação.
Em relação à participação de personalidades notáveis, como Angela Bassett, Alcione, Viola Davis e Iza, os organizadores descrevem que a escolha desses grandes nomes é fundamental para fortalecer a conexão entre o Brasil e o mundo. Ainda conforme eles, cada um desses participantes atua como um porta-voz de causas importantes para a sociedade e ajuda a construir uma ponte entre o país e a comunidade global.
“Nossos parceiros, sejam marcas, instituições e media partners, são essenciais para a realização de um projeto tão disruptivo. Para além de entregas convencionais, as marcas têm colaborado criativamente e experimentando novas formas de se conectar com a audiência do festival. Já as instituições, entendem e priorizam o fomento à cultura e promoção do turismo, que geram impacto econômico inquestionável”, salientou Flavio.
O Festival Liberatum acontecerá a partir da próxima sexta-feira (3) e vai até o domingo (5). O evento, que é gratuito, surpreendeu os organizadores com o esgotamento de mais de 15 mil ingressos em questão de minutos. Para aqueles que não conseguiram ingressos, todas as palestras e eventos serão transmitidas ao vivo no TikTok, permitindo que um público global participe virtualmente. BN