Luciane Barbosa Farias, mulher de Clemilson dos Santos Farias, o Tio Patinhas, liderança do Comando Vermelho no Amazonas, visitou o Ministério da Justiça e Segurança Pública ao menos duas vezes em 2023. Os encontros foram revelados pelo Estadão.
Conhecida como “Dama do Tráfico Amazonense”, Luciene foi condenada por lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e organização criminosa e responde em liberdade. Tio Patinhas cumpre sentença de 31 anos de prisão.
Em um período de três meses, Luciene se encontrou com dois diretores e dois secretários do MJ. Em nota, a assessoria do ministro Flávio Dino afirmou que ela integrava uma comitiva de pessoas e esteve no prédio sem que fosse identificada.
“A cidadã mencionada no pedido de nota não foi a requerente da audiência, e sim uma entidade de advogados. A presença de acompanhantes é de responsabilidade exclusiva da entidade requerente e das advogadas que se apresentaram como suas dirigentes”, disse a pasta.
A falta de informações sobre a “Dama de Tráfico” contraria protocolos de segurança em agendas públicas do órgão.
Luciene é casada com Tio Patinhas desde 2012. O traficante ficou conhecido pela violência e crueldade com rivais e devedores. Segundo o Ministério Público do Amazonas, Luciene atuava na parte financeira das atividades do marido. BN