A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, nesta quarta-feira (6), Gilmar José Casas Júnior, suspeito de ser o chefe de uma quadrilha especializada em tráfico de drogas para a Espanha.
Gilmar, conhecido como “Russo” ou “Galego”, estava foragido há um ano e foi preso em um hotel de luxo na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
De acordo com investigações da 74ª DP (Alvorada), Gilmar era o líder de uma quadrilha que recrutava pessoas para transportar drogas, principalmente cocaína e haxixe, para a Espanha.
As “mulas”, como são conhecidas, desembarcavam na cidade de Funchal, na Ilha da Madeira, em Portugal. De lá, seguiam para Barcelona com as drogas.
As investigações começaram em abril de 2022, quando um casal foi preso no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio, com 5,2 quilos de cocaína escondidos no forro de uma bagagem despachada para Funchal.
Na época, Gilmar atuava na comunidade do Vidigal, na Zona Sul do Rio. No entanto, após a prisão do casal, ele se mudou para a Barra da Tijuca, onde vivia uma vida de luxo.
Gilmar foi preso em flagrante e será encaminhado para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).