Nesta sexta-feira (29), a Secretária de Administração e Planejamento (SEAPLAN), doutora Luciente Pinto falou sobre as obras que tem sido feitas para a população de Santo Antônio de Jesus e esclareceu sobre o Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).
“Nós estamos fazendo, trazendo obras e dignidade para a população de Santo Antônio de Jesus”, disse Luciene.
A respeito da comparação que foi feita pelo contabilista Marciano, com a gestão anterior, sobre o empréstimo para a contrução dos galpões da feira, a secretária informou que considera “engraçado ouvir isso”, já que é algo antigo, de uma época em que a inflação era alta e não se tinha controle.
“Hoje, um contrato de financiamento, e quem já fez um financiamento no banco sabe as parcelas que vão ser pagas até o final. Não tem mais isso, né? É a taxa Selic, e a taxa Selic tá diminuindo cada dia mais. Pode haver diminuição da parcela, mas aumento não”, disse a secretária.
O Vereador Luciano Cuiuba, enquanto acompanhava a entrevista, solicitou direito de resposta para esclarecer alguns pontos sobre o crescimento da cidade.
“Eu quero deixar claro, pra que não haja confusão na cabeça da população”, disse Luciano.
“Nós não somos contra nenhuma variável de crescimento da cidade. A gente quer sim que faça a praça, que faça quadra esportiva, que chegue em todos os bairros. A única coisa que não está sendo discutida, que não ficou compreendido entre as bancadas, é que o Prefeito, na verdade, pede um outro tipo de aprovação. O prefeito pede agora que esse contrato do Finisa ele possa remanejar esse valor em 100% e dentro do contrato só existem tem itens”, completou.
Ele também informa que foram à Feira de Santana para confirmar a informação e que tudo foi esclarecido, mas que o prefeito está pedindo autorização para que haja o remanejamento desse projeto em 100%, mas sem informar onde irá aplicar esse valor se for aprovado.
“Se precisa passar por autorização da Câmara, precisa ser discutido”, afirmou o Vereador.
“Vocês do governo não apresentam nada nesse momento aos vereadores. O que vocês vão fazer com esse remanejamento? Se vocês conseguirem esse remanejamento dos 100% dos R$ 45 milhões, vocês vão investir em que bairro? Tá escrito aonde em que bairro vocês vão investir?”, questionou o Vereador Luciano.
Em resposta, a secretária Luciene Pinto afirma que está havendo alguma “divergência de entendimento”, já que a análise feita é da Lei Orçamentária 2023, e o que o Prefeito está pedindo é o remanejamento de 100%.
“Não atrapalhe o LOA com Finisa, o que vocês estão fazendo é o contrário do que você está dizendo. Você está bagunçando a cabeça do ouvinte. E continuo dizendo, Finisa já existe, Finisa é uma realidade. O prefeito não precisa de autorização de Câmara mais pra nada para usar o dinheiro do Finisa e nós já estamos com todas as licitações em andamento. Algumas já homologadas, algumas obras já vão ser iniciadas, e outras já em andamento de licitação”, afirma Luciene.
“O Finisa vai ser utilizado para transformar Santo Antônio, e isso tem incomodado, entendo, nós estamos em ano político, incomoda mesmo”, completou.
Ela também aproveitou para afirmar que não ficarão parados, e que farão a transformação de Santo Antônio “de ponta a ponta”.
“Nós estamos usando com responsabilidade, com planejamento, os R$ 45 milhões que foram conseguidos por vocês, com planejamento”, finalizou.
Luciene também se colocou à disposição para explicar a diferença do LOA e do Finisa, para que não haja mais nenhuma confusão.
blogdovalente