A primeira semana de 2024 tem previsão de chuva em Salvador. Segundo a Defesa Civil (Codesal), os maiores acumulados dos próximos dias são esperados para quarta-feira (3) e quinta (4), com registro de 20 a 40 mm/dia. Os demais dias da primeira semana serão de chuvas abaixo dos 20 mm.
No interior da Bahia, até o dia 10 são esperadas chuvas moderadas a fortes, em decorrência de uma frente fria vinda da região Sul do Brasil. Os acumulados previstos estão acima de 200mm, principalmente nas regiões do Extremo Sul, Sul, Sudeste, Centro-Norte e Oeste da Bahia. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
Um boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também aponta que o início de 2024 será com chuva na Região Nordeste. A primeira quinzena de janeiro terá bastante umidade e registro de chuva em praticamente toda a região. Até o dia 15, um canal de umidade poderá se formar no centro-sul da Bahia e dos estados do Maranhão e Piauí. Essa configuração poderá gerar volumes expressivos de chuva, com acumulados entre 150 e 250 milímetros (mm).
Alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), cavado do Nordeste/Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a formação de uma provável Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) irão contribuir para a ocorrência de pancadas de chuvas, acompanhadas de rajadas de vento no Nordeste.
Apesar da possibilidade de transtornos, o sistema também irá contribuir para a recuperação da umidade no solo e das reservas hídricas. Correio