Os detentos que realizaram um motim na Penitenciária Lemos Brito na terça-feira (20) foram transferidos para o Presídio de Segurança Máxima de Serrinha, após deferimento do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
De acordo com informações da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), todo o Módulo V esteve envolvido na rebelião e foram identificados ao todo 11 presos que participaram ativamente, como lideranças do ato.
A pasta também informou que “todo o pátio encontra-se retido de visitas devido a indisciplina grave e a direção segue analisando os fatos e condições para autorizar o retorno das visitas”.
OPERAÇÃO FORÇA MÁXIMA
Segundo a Seap, desde outubro de 2023, vem sendo realizada, diariamente, a Operação Força Máxima com o efetivo da polícia penal em conjunto com a Secretária de Segurança Pública e com o apoio das policias militar e civil do Estado da Bahia.
A operação consiste em realizar uma rotina diária de segurança de perímetro e revista gerais sob coordenação do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP).