Além do suspeito morto após entrar em confronto com a polícia na Avenida Peixe na noite de quinta-feira (7), uma outra morte foi registrada durante na região do bairro da Liberdade, em Salvador, na mesma noite. Na Rua Boa Fé, já nas proximidades do Pero Vaz, um outro suspeito, identificado como Jato, foi localizado por policiais durante uma ronda e disparou contra viaturas. No tiroteio, o homem acabou atingido e morto.
Apesar de estarem em duas localidades diferentes da região da Liberdade, os dois eram integrantes de uma mesma facção: Bonde do Maluco (BDM). Jato, inclusive, era conhecido por moradores do Pero Vaz e da Santa Mônica como um integrante de rua, que faz vigias e transporta drogas e armas em negócios da sua facção. Um morador, que prefere não se identificar, conta sempre o via nas ruas do bairro.
“Ele morava lá em cima [perto do Pero Vaz], mas rodava tudo por aqui na Liberdade, na Santa Mônica e também lá pelo IAPI. Era homem de rua do BDM e ficava sempre rodando, seja para levar algo da facção ou mesmo para fazer a segurança das ruas e vielas que existem aqui. Afinal, eles estão numa guerra com o Comando Vermelho [CV]”
Morador que prefere não se identifcar
Cargo do Autor
Nas imediações da Liberdade, tanto o Pero Vaz como o IAPI são fatiados pelas duas facções citadas pelo morador. Até por isso, além da maior incidência de tiroteios que quem mora no bairro denuncia, é mais comum ver olheiros e vigias do tráfico presentes nas entradas das ruas dos bairros ali localizados. Uma outra moradora diz que, justamente, por isso Jato teria sido localizado.
“Eles estão em alerta total aqui e não podem vacilar porque toda hora é uma invasão diferente que fazem. Então, botam gente armada nos lugares onde estão para evitar que alguém apareça do nada. Foi nessa que a polícia pegou ele [Jato]”, conta ela. De acordo com moradores, o traficante entrou em confronto com agentes da BPATAMO. Questionada, a polícia não respondeu sobre a morte de Jato na Rua Boa Fé. No entanto, viaturas da BPATAMO foram vistas pela reportagem na manhã desta sexta-feira (8).
A PM-BA, no entanto, deu informações sobre a morte do primeiro suspeito na Avenida Peixe, mas sem identificá-lo formalmente. No local, a reportagem recebeu a informação de que o suspeito é mais um integrante do BDM e estaria no local para possíveis ataques a facção do CV em outros pontos do bairro. Conhecido como ‘Cabeça’ no grupo criminoso, ele atuava com grupos de homens armados em tiroteios contra a organização rival.
Segundo informações da PM, Cabeça entrou em confronto com policiais na Rua Carmela Dutra, localidade conhecida como Beco da Onça. Depois de abrir fogo contra as viaturas e ser atingido, o suspeito foi socorrido para o Hospital Ernesto Simões Filho, mas não resistiu.
Com ele, foram apreendidas uma submetralhadora 9mm, uma granada, porções de maconha e cocaína e uma balança de precisão. O material foi apresentado ao Departamento de Homicídio e Proteção a Pessoas (DHPP) para adoção das medidas cabíveis.