Moradores do Conjunto Habitacional Minha Casa em Santo Antônio de Jesus realizaram, na tarde desta quinta-feira (14), um protesto pacífico na Avenida Carlos Amaral, reivindicando atenção da Prefeitura para os casos de dengue na comunidade.
Em entrevista ao repórter Tino Alves do Andaiá Urgente, uma moradora identificada como Nina alegou que a comunidade está sofrendo com a falta de limpeza urbana, o que estaria contribuído para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Segundo ela, os casos de dengue são alarmantes e o posto de saúde não tem médico para atender a população.
“Estamos com um protesto pacifico, reivindicando uma atenção maior da prefeitura e dos órgãos públicos em relação à limpeza dos bairros. Sei que a comunidade tem que tem a consciência de não jogar lixo nas ruas, mas a prefeitura está deixando muito a desejar,” disse Nina.
Nina também lamentou a morte de um morador da comunidade por suspeita dengue, o caso ainda não foi confirmado pela Sesab. “Tem casos aqui que as pessoas com dor de cabeça estão sendo mandados para casa como se fosse uma virose simples. E ocasionou agora a morte de nosso amigo, querido na comunidade. O posto de saúde está lotado, inclusive eu tenho algumas reivindicações de moradores falando que sempre que vão ao posto eles dizem que estão em reunião. As pessoas estão se incomodando com a forma que estão sendo tratadas, disse também que ta sem médico aqui,” disse ela.
A moradora destacou também que o protesto foi pacífico e que os manifestantes deixaram uma parte da via aberta para não impedir o direito de ir e vir dos cidadãos.” Estamos na frente da creche escola pedindo mais atenção dos órgãos públicos e principalmente a comunidade para ter consciência de não acumular lixo. Inclusive, deixamos uma parte da via aberta porque a gente não pode impedir o direito de ir e vir do cidadão. A gente fez esse ato pacifico.”
A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus informou sobre um mutirão de limpeza contra a dengue que será realizado nesta sexta-feira (15) nos conjuntos habitacionais Zilda Arns, Vila Viva e SAJ 3 a partir das 8 da manhã. A ação já aconteceu em alguns bairros da cidade e faz parte do “10 minutos contra a dengue”, iniciativa do Ministério da Saúde. blogdovalente