A Operação Saigon, deflagrada na manhã desta sexta-feira (22), no bairro de Águas Claras, em Salvador, teve como alvos integrantes da “Tropa do Cote”, facção criminosa com atuação na localidade. O nome da operação faz referência à região do Vietnã, local onde aconteceu a operação.
Segundo as informações da Polícia Civil, apresentada em entrevista coletiva na tarde desta sexta, Cote é apontado como líder da facção e atualmente está foragido. O suspeito tem mandado de prisão aberto.
A ação localizou vinte e um criminosos. A operação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) cumpriu mandados de prisão e 43 mandados de busca e apreensão. A ação ainda apreendeu armas, drogas e dinheiro.
Nas ações, 15 suspeitos tiveram os mandados de prisão cumpridos e seis resistiram, trocaram tiros com a polícia sendo atingidos e socorridos para o hospital, mas não sobreviveram. Dentre os suspeitos estava Eduardo dos Santos Cerqueira, conhecido como “Firmino”. Ele era uma das lideranças do tráfico de drogas no bairro. O suspeito é apontado por ser o mandante de diversos homicídios ocorridos na localidade. BN