O América-MG foi o primeiro rebaixado da Série A do Campeonato Brasileiro 2023 ao perder para o vice-lanterna Coritiba no último dia 8, pela 33ª rodada. Desde então, o Coelho perdeu todos os jogos que disputou, sendo um deles em casa. No próximo domingo (3), o time mineiro recebe o Bahia, que ainda luta pela permanência, no Independência, pela 37ª jornada.
O Coelho ainda vive um longo jejum de vitórias. A equipe não sabe o que é vencer há 15 jogos, acumulando 10 derrotas e quatro empates. A última vitória foi no dia 3 de setembro, contra o Santos por 2 a 0, no Independência, pela 22ª rodada. Curiosamente, o Peixe é outro que corre o risco de rebaixamento, ocupando o 15º lugar com 43 pontos.
O péssimo desempenho do Coelho no Brasileirão é refletido pela campanha como mandante. O time é o pior dentro de casa em comparação aos demais clubes da competição. A equipe jogou 18 partidas nos seus domínios acumulando 12 derrotas, quatro vitórias e dois empates, um aproveitamento de apenas 25,93%, de acordo com os cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A bola rola para América-MG e Bahia a partir das 18h30. O Coelho é o lanterna da tabela de classificação com 21 pontos. Já o Tricolor abre a zona de rebaixamento ocupando o 17º lugar com 41, um a menos do que o Vasco, que é o 16º. BN