O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), veiculou uma reportagem na noite desta terça-feira (07), afirmando que “caminhões com donativos ao Rio Grande do Sul estavam sendo multados”. A jornalista Márcia Dantas destacou que a informação era “exclusiva”.
A reportagem trazia a seguinte tarja: “Exclusivo: motoristas com doações estão sendo barrados e multados”.
Ao tomar conhecimento da reportagem, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), emitiu um comunicado desmentindo as notícias divulgadas pela rede de televisão, afirmando ser “falsa” a solicitação de notas fiscais dos donativos transportados para auxiliar os habitantes do Rio Grande do Sul.
“A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) esclarece que, neste período emergencial, não está retendo veículos de carga nas vias de acesso ao Rio Grande do Sul. Os veículos de carga que passam nas balanças em rodovias que acessam o Estado passam por um procedimento simplificado de fiscalização e são liberados para seguir viagem. Não há solicitação de nota fiscal e nem aplicação de multas sobre veículos que transportam donativos. Os vídeos que circulam na internet que afirmam que a ANTT reteve veículos de doação não condizem com a realidade dos fatos. A ANTT está empenhada na facilitação da movimentação de cargas, sobretudo gênero de primeiras necessidades, para abastecimento da população atingida pelas chuvas no Rio Grande do Sul, além de mobilizar equipes da própria Agência e dos entes regulados no auxílio à população atingida e no reestabelecimento da normalidade”.
Após o comunidado da Agência, a jornalista Márcia Dantas se pronunciou ao vivo, na manhã desta quarta-feira (08), no progama ‘Chega Mais’, e afirmou que a ANTT vai anular a multa indevida.
“O SBT não divulga fake news. Nós somos uma emissora em compromisso com a verdade. Estamos aqui para ajudar a população do Rio Grande do Sul […] Se o nosso jornalismo cometer qualquer erro, nós seremos transparentes”, afirmou.