O Bahia carimbou a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. O Tricolor voltou a vencer o Criciúma também por 2 a 0, na noite desta quinta-feira (23), no Heriberto Hülse, pelo jogo de volta da terceira fase. Os gols foram marcados no segundo tempo por De Pena e Jean Lucas. O time baiano venceu o confronto pelo placar agregado de 3 a 0.
Com a classificação, o Esquadrão de Aço embolsará mais R$ 3,465 milhões em premiação para jogar as oitavas de final. O próximo adversário será conhecido através de sorteio promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O Bahia volta ao gramado no próximo domingo (26), às 18h, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, para mais uma decisão, desta vez pela Copa do Nordeste. O Tricolor encara o CRB pelo jogo único da semifinal. Quem vencer garante vaga na final, enquanto o empate leva a disputa para os pênaltis.
O JOGO
Dono da casa e em desvantagem no placar agregado, o Criciúma partiu para cima do Bahia tão logo a bola começou a rolar. No primeiro minuto, Bolasie recebeu na grande área e acabou caindo na chegada da marcação, mas o árbitro Raphael Claus mandou o jogo seguir. Após pedidos de pênalti por parte dos catarinenses, o homem do apito foi ao VAR rever o lance e manteve sua decisão em não assinalar a penalidade máxima.
Três minutos depois, os carvoeiros chegaram bem novamente no ataque, Marquinhos Gabriel rolou para Felipe Mateus na área que finalizou, mas Kanu colocou para fora. Na cobrança de escanteio curto, Felipe Mateus levantou a bola na área e Bolasie cabeceou longe da meta defendida por Marcos Felipe. Aos seis, o camisa 11 finalizou fraco e o arqueiro do time baiano encaixou sem dificuldades.
Na primeira trama do Bahia no campo de ataque aos 12 minutos, Everton Ribeiro recebeu de Thaciano na meia-lua, mas Felipe Mateus chegou bem na marcação e fez o desarme que praticamente recuou para o goleiro Gustavo.
Passado o sufoco dos catarinenses, o Tricolor passou a ter mais o controle do jogo e trocar passes no ataque. A primeira finalização foi de Thaciano na linha de fundo, que mesmo sem ângulo, bateu para o gol e obrigou Gustavo a desviar para fora aos 18 minutos. No minuto seguinte, foi a vez de Cauly levar perigo à meta catarinense. O camisa 8 avançou com a bola dominada e soltou a bomba, mas ela desviou na marcação e saiu pela linha de fundo.
O Criciúma chegou bem no ataque aos 23 minutos, Felipe Mateus recebeu dentro da área, girou e finalizou rasteiro para a defesa de Marcos Felipe. No entanto, a jogada foi invalidada pela arbitragem que apontou um impedimento de Felipe Vizeu no lance.
O Bahia desperdiçou a melhor chance aos 27 minutos com Cauly. Jogada bem construída de pé em pé, Ratão tocou para Thaciano, que serviu o camisa 8 que acabou finalizando em cima de Gustavo, que saiu no abafa. A resposta do Tigre veio na sequência, mas Bolasie tocou por cima da trave baiana. Aos 32, o Tricolor armou outra boa trama, Arias correu, evitou a saída pela lateral, tocou para Everton Ribeiro e recebeu na grande área. O lateral fez o cruzamento, mas a defesa do Tigre mandou para fora.
O Criciúma balançou as redes aos 39 minutos com Felipe Vizeu. Bola levantada na área e o camisa 9 cabeceou para o fundo do gol, mas a arbitragem invalidou o lance apontando impedimento. A jogada foi checada pelo VAR que confirmou a decisão do assistente em campo. A resposta do Tricolor veio aos 42. No contra-ataque puxado por Jean Lucas, Cauly recebeu na meia-lua, limpou para o meio, mas finalizou mal por cima da meta catarinense. Nova investida do Tigre aos 46, bola levantada no miolo da área, mas Ratão subiu e afastou o perigo mandando para escanteio.
Segundo tempo
Os dois times voltaram dos vestiários com as mesmas formações da etapa inicial. O primeiro cartão amarelo saiu aos três minutos para Jean Lucas. O volante do Tricolor cometeu falta dura em Barreto.
Após pressão do Bahia no ataque, o Criciúma armou o contra-ataque puxado por Vizeu. Ele passou pela marcação na entrada da área e tocou para Marquinhos Gabriel dentro da área. Mas o meia demorou para finalizar, a marcação chegou e ele se jogou na área. A arbitragem ainda assinalou impedimento do camisa 10 do Tigre.
Aos 12 minutos, Raphael Claus assinalou pênalti para o Criciúma apontando mão de Arias. Lançamento para Marcelo Hermes que tentou o cruzamento a bola bateu no colombiano. No entanto, após rever o lance no VAR, a penalidade máxima foi suspensa e o escanteio foi marcado.
O Tricolor teve boa chance que parou em Gustavo aos 16 minutos na finalização perigosa de Cauly. Aos 23 foi a vez do Tigre desperdiçar bom lance. Eder recebeu, invadiu a área, mas Marcos Felipe saiu muito bem fechando o ângulo e obrigou o atacante a tocar para trás. No entanto, a bola passou por Bolasie e a defesa baiana conseguiu afastar o perigo.
O Criciúma marcou outro gol aos 31 minutos com Matheusinho. Mas a arbitragem invalidou o tento novamente ao assinalar impedimento do ataque catarinense. A decisão do campo foi confirmada pelo VAR.
O Tricolor passou sufoco aos 41 minutos em bola levantada na área, mas a defesa conseguiu afastar. Na sequência, Claudinho levantou na área, mas Allano tocou para fora.
De Pena marca para o Tricolor
O Bahia abriu o placar aos 42 minutos com De Pena. Contra-ataque do Tricolor, a bola chegou em Biel, que foi à linha de fundo e tocou para a trás e o uruguaio estufou as redes. Criciúma 0x1 Bahia
O Tricolor ainda teve chance de marcar o segundo com Biel, que parou em Gustavo.
Jean Lucas faz o segundo do Tricolor
O Bahia chegou ao segundo gol comm Jean Lucas aos 47 minutos. No contra-ataque de De Pena, Jean Lucas recebeu na área, puxou para o meio e bateu no canto esquerdo para estufar as redes. Criciúma 0x2 Bahia
FICHA TÉCNICA
Criciúma 0x2 Bahia
Copa do Brasil – 3ª fase (volta)
Local: Heriberto Hülse, em Criciúma
Data: 23/05/2024 (quinta-feira)
Horário: 19h
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (ambos de SP)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (FIFA-RN)
Cartão amarelo: Meritão (Criciúma) / Jean Lucas, Gabriel Xavier, Juba (Bahia)
Gols: De Pena, Jean Lucas (Bahia)
Criciúma: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes (Allano); Barreto (Matheusinho), Meritão, Fellipe Mateus (Ronald) e Marquinhos Gabriel (Eder); Felipe Vizeu (Trauco) e Bolasie. Técnico: Cláudio Tencati.
Bahia: Marcos Felipe; Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Juba; Caio Alexandre (Rezende), Jean Lucas, Everton Ribeiro (De Pena) e Cauly (Estupiñán); Thaciano (Biel) e Rafael Ratão (Ademir). Técnico: Rogério Ceni.