Bahia na Web

Balanço da SSP registra apreensão de 55 fuzis na Bahia de janeiro a setembro

Fotos: Wuiga Rubini/GOVBA

Em balanço apresentado nesta segunda-feira (16), a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA) divulgou que, durantes as Operações das Forças da Segurança da Bahia contra facções, realizadas entre janeiro e setembro de 2024, foram apreendidos 55 fuzis, igualando o número de todo o ano de 2023.

 

Em números absolutos, a Polícia retirou das ruas 3.971 armas de fogo este ano, contra 3.710 exemplares em 2023. o valor corresponde a um aumento de 7% no total de armas apreendidas (fuzis, carabinas, submetralhadoras, espingardas, pistolas e revólveres) na comparação com o mesmo período (janeiro a setembro) do ano passado.

 

“São 16 armas apreendidas por dias em ações ordinárias e integradas das Forças Estaduais e Federais. A redução de mortes violentas no nosso estado tem relação direta com a retirada das ruas de fuzis, pistolas, entre outros armamentos”, destacou o secretário da segurança pública, Marcelo Werner. Ele define ainda que a DESARME, unidade criada pela Polícia Civil, investigará a origem, rotas e comércio ilegal de armas no estado, foi uma novidade importante para os resultados das operações.

 

Para a diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Ana Cecília Bandeira, “a apreensão de armas, de drogas e de outros materiais passa por exames periciais para comprovar o crime nos laudos. Temos muito orgulho de fazer parte desse trabalho conjunto. É um esforço conjunto de todas as forças, cada uma desempenhando seu papel, que tem contribuído para esses resultados significativos, demonstrando o avanço no planejamento e no combate ao crime organizado”.