Bahia na Web

Cacau caiu! Salvador tem Carnaval mais chuvoso dos últimos 10 anos, aponta Inmet

Foto: Reprodução

A percepção do baiano e do turista foi de um Carnaval em Salvador bastante chuvoso. E foi. Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgados através da Defesa Civil de Salvador (Codesal), apontam que o Carnaval de 2024, na capital, foi o com maior índice de chuvas desde 2014. 

Os dados compartilhados com o Bahia Notícias apontam que, em 2024, Salvador teve 205 mm de precipitação durante o período festivo, em comparação com os 114,2 mm registrados em 2014, ano com maior quantitativo desde então. Em 2021, já na pandemia da Covid-19, não foi registrado nenhum milímetro de chuva. Em 2018, foi registrado o “top 3” dos anos mais chuvosos com 42,2 mm computados. 

Com a previsão de chuvas para o período sendo divulgada, o domingo de folia foi o dia com maior chuva. O domingo chuvoso venceu a queda de braço contra os foliões que se aventuraram no Circuito Osmar (Campo Grande), também deixando diversos bairros de Salvador sofrendo com as chuvas. A chuva não atingiu apenas a capital, com o interior do estado sendo impactado de forma direta pelas precipitações. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) chegou a visitar a cidade de Medeiros Neto durante o carnaval. 

O levantamento leva em conta a estação convencional de Ondina, com ajuste do Cemadec/Codesal. Desde 2019, Salvador conta com quatro estações meteorológicas, realizando o monitoramento na Base Naval de Aratu, no Monte Serrat, no Parque da Cidade e em Ondina. As hidrológicas estão no Retiro, Caminho das Árvores, Boca do Rio e Piatã. Além disso, há outras 15 estações de monitoramento geotécnico.