Bahia na Web

Campanha da Fraternidade: Pe. Edésio envia mensagem sobre meio ambiente

Foto: Reprodução

O pároco da Paróquia Santo Antônio, Pe. Edésio Ribeiro, enviou uma mensagem sobre a Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, durante sessão da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, na noite desta segunda-feira (24). O ato faz parte da programação especial da Quaresma promovida pela Igreja Católica.

A Campanha da Fraternidade, lançada anualmente na Quarta-feira de Cinzas, está em sua 61ª edição e, neste ano, destaca a necessidade de um compromisso coletivo com a preservação ambiental. Em entrevista à Andaiá FM, Pe. Edésio enfatizou que a defesa do meio ambiente não é apenas um direito social, mas também um princípio divino.

“A Campanha da Fraternidade, trazendo a cada ano uma temática social, mas temáticas que interessam a todos. E diferente não é, e menos importante não é, pelo contrário, tratar do meio ambiente, tratar da questão ecológica. Porque, como diz o Papa Francisco, cuidar da casa comum é um dever e um direito de todos nós. E, aliás, não é um dever simplesmente e um direito social, é um dever e um direito divino, porque foi Deus que criou o mundo para todos. Esse mundo maravilhoso, essa casa, onde todos têm lugar para viver e ser felizes.”, afirmou o religioso.

Além de reforçar a mensagem sobre a ecologia, Pe. Edésio, que também é diretor da Rádio Clube, destacou a importância da imprensa na propagação de informações e debates sobre questões sociais.

“A imprensa é a boca da sociedade, a boca do povo. Então, a imprensa tem essa possibilidade de estar onde, às vezes, as instituições não podem estar, porque não podem abarcar a tantos. Mas a imprensa divulga, propaga, ecoa e prolonga esta fala, esses pensamentos, que às vezes não podem ficar presos em escritórios, em parlamentos, em sessões. Isso é maravilhoso”, declarou.

O pároco também ressaltou que a imprensa tem um papel fundamental na denúncia de problemas ambientais e sociais.

“Denunciar é o papel fundamental da imprensa. Então, não pode deixar por menos, claro, com justiça, com equidade, com respeito, com ética e valorização da pessoa humana. Mas as autoridades têm que tratar isso de um modo muito coerente e muito justo”, disse.

A Igreja Católica divulgou, em suas redes sociais, a programação especial da Quaresma, que inclui missas, adoração e via-sacra até o próximo domingo (30). “É tempo de reflexão, oração e conversão juntos”, destacou a publicação.