Foram mais de 300 mm de chuvas acumuladas em menos de 24 horas no Rio Grande do Sul. O suficiente para deixar oito mortos, 11 feridos e 3.742 pessoas afetadas. Dessas, 151 estão em abrigos e 95 desalojados.
Ainda há 21 pessoas desaparecidas nas cidades de Candelária, Encantado e Roca Sales. No total, 104 municípios foram afetados pelas fortes precipitações. Até as 8h desta quarta-feira (1º), há 1.145 pessoas em abrigos e outras 1.431 pessoas desalojadas. As informações são do Metrópoles.
As mortes ocorreram em Paverama (2), Pantano Grande (1), Itaara (1), Encantado (1), Salvador do Sul (1), Segredo (1) e Santa Maria (1).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as tempestades não darão trégua. Especificamente “na ampla faixa central dos vales, encosta da serra e metropolitana”.
“Entre esta quarta (1º/5) e a quinta-feira (2), uma ampla área de baixa pressão atmosférica deve favorecer a formação de novas áreas de instabilidade, juntamente com a formação e deslocamento de uma frente fria”, afirma o órgão.