Vencedores das quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D, quatro equipes garantiram o acesso à terceira divisão nacional da temporada 2025. Anápolis, Retrô, Maringá e Itabaiana não apenas alcançaram um marco importante em suas histórias, mas também trouxeram alegria e orgulho para suas respectivas torcidas.
Em um jogo emocionante até o último momento, no sábado (31/8), o Anapólis superou o Iguatu do Ceará em uma disputa de penalidades que foi conseguida após um jogo tenso de seis gols. Saindo a frente no marcador, os goianos viram o Iguatu chegar aos 2 a 1 mas foram atrás do 3 a 2 até o último minuto, quando os anfitriões deixaram tudo igual novamente. Nas cobranças, os visitantes chegaram aos 5 a 4 e chegaram ao inédito acesso.
Já no domingo (1/9), outra disputa também terminou em uma disputa de penalidades. Depois de vencer por 1 a 0 no primeiro jogo, o Retrô foi derrotado pelo Brasiliense pelo mesmo placar. Mas nas cobranças alternadas, os pernambucanos venceram os donos da casa por 3 a 2.
Um pouco mais tarde, o Itabaiana fez a alegria da sua torcida ao segurar o Treze, em Campina Grande, pelo placar de 0 a 0. O resultado fez o Tremendão da Serra, que venceu a primeira partida por 3 a 1, chegar ao seu primeiro acesso em âmbito nacional.
Finalizando a lista, o Maringá foi a única equipe do Sul/Sudeste ao garantir o acesso à Série C depois de superar a Inter de Limeira. Após vencer em casa por 1 a 0, também segurou um empate em 1 a 1 para chegar às semifinais.
Sem data definida, os confrontos das semifinais já estão definidos: Retrô e Itabaiana se enfrentam, quando Anápolis e Maringá jogam pela segunda vaga à grande decisão.