A homenagem a Mata de São João feita pela Acadêmicos do Tatuapé marcou o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, nesta sexta-feira (9). A escola, que ficou em 4º lugar na disputa de 2023, foi considerada por especialistas como uma das melhores da noite com seu enredo sobre a história, a culinária, a natureza e o carnaval da cidade na Região Metropolitana de Salvador. O tema oficial foi “Mata de São João — uma joia da Bahia, símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a mata de São João!”.
A comissão de frente e o carro abre-alas, uma embarcação de material que imitava barro, foram um espetáculo à parte, e se dedicaram ao barro a aos artesãos da região. “A gente buscou um diferencial, a gente foi buscar a inspiração num artesão da Mata de São João que constrói todas as peças em barro, da comissão de frente ao abre-alas, usamos a figura do artesão para contar essa história, da mão dele saíam os personagens da comissão de frente”, disse o presidente da Acadêmicos do Tatuapé, Eduardo dos Santos, ao jornal O Globo.
O desfile ainda teve destaques a símbolos religiosos da Bahia, e a vida marinha – com destaque para as tartarugas. E a princesa de bateria, Talita Guastelli, desfilou de sapatilhas e atravessou a avenida na ponta dos pés.
O ex-prefeito da cidade, João Gualberto, acompanhou de perto o desfile direto da Avenida e se mostrou encantado pelo resultado. “Emoção a cada batida”.
E o final, de fato, mexeu com a emoção dos presentes. A escola precisou correr contra o tempo e terminou o desfile com 65 minutos e 12 segundos. Porém, como o atraso não passou de um minuto, a Acadêmicos de Tatuapé não será penalizada com desconto na nota.