O Vitória chegou ao quarto jogo sem vencer nesta edição de 2024 do Campeonato Brasileiro. Jogando com um jogador a menos com a expulsão de Wagner Leonardo aos seis minutos de jogo, o Leão perdeu para o São Paulo por 3 a 1, no Barradão, na tarde chuvosa deste domingo (5), pela quinta rodada. Luciano, duas vezes, e Ferraresi marcaram para os visitantes, enquanto Willian Oliveira anotou o gol do time baiano.
Com o resultado, o Rubro-Negro segue afundado na zona de rebaixamento com um ponto, permanecendo no 18º lugar na tabela de classificação, quatro a menos do que o Fluminense, que é o 16º. Enquanto o Tricolor paulista somou sete e subiu para a sexta colocação.
O Vitória volta ao gramado no próximo domingo (12), às 11h, para visitar o Vasco, em São Januário. O compromisso é válido pela sexta rodada do Brasileirão.
O JOGO
O jogo começou com o Vitória pressionando e tentando chegar no setor ofensivo, mas esbarrava na defesa do São Paulo. Logo aos três minutos, o Leão levantou a bola na área paulista e a zaga afastou. No entanto, o atacante Calleri ficou caído no chão. O jogo foi paralisado por mais de dois minutos para atendimento ao atleta do Tricolor paulista.
Wagner Leonardo é expulso
Após atendimento ao atacante argentino, o árbitro Ramon Abatti Abel foi chamado ao VAR para rever o lance. Após análise, ele expulsou o zagueiro Wagner Leonardo com cartão vermelho direto por ter acertado uma cotovelada no centroavante aos seis minutos.
Com um jogador a mais, o São Paulo finalizou com Luciano aos 11 minutos. Jogada pela direita e o atacante recebe dentro da área, mas bateu por cima da trave defendida por Lucas Arcanjo. No minuto seguinte, o técnico Léo Condé promoveu a primeira substituição na partida. Para recompor a zaga após a expulsão de Wagner Leonardo, ele sacou Willean Lepo para a estreia do zagueiro Reynaldo.
O Tricolor paulista chegou muito bem no ataque e quase abriu o placar com Igor Vinícius aos 17 minutos. Rodrigo Nestor fez bela jogada pela esquerda com direito a drible da vaca em Zeca e cruzou para a área, a bola chegou no lateral que finalizou em cima da marcação e ela saiu para escanteio. A resposta do Leão veio no minuto seguinte. PK disparou pela esquerda e bateu rasteiro, mas Rafael fez a defesa.
Aos 26 minutos, o Tricolor paulista teve outra chance em cobrança de falta de Rodrigo Nestor que Lucas Arcanjo fez a defesa e mandou para fora. Mas a arbitragem invalidou o lance apontando impedimento de Calleri, que tentou desviar de cabeça.
O técnico Luis Zubeldía fez uma alteração aos 29 ao sacar Bobadilla, que já tinha um amarelo, e colocou Galoppo no lugar.
O Tricolor paulista chegou bem no ataque aos 31 minutos. Jogada de Luciano pela esquerda e fez o cruzamento, mas a bola desviou no marcador e foi para fora. A resposta do Leão veio na sequência aos 32. PK avançou pela esquerda, passou por um e cruzou na área. Alan Franco cortou e os jogadores do Rubro-Negro pediram pênalti alegando toque de mão. O VAR revisou o lance e a arbitragem mandou o jogo seguir. Aos 35, Galoppo foi amarelado por dar um carrinho em Dudu.
O Tricolor paulista desperdiçou a melhor oportunidade do jogo até o momento aos 39 minutos. Jogada rápida pela esquerda, a bola chega em Luciano que cruzou para trás e Galoppo finalizou para a grande defesa de Lucas Arcanjo. No rebote, Igor Vinícius perdeu uma chance inacreditável ao chutar na trave com o gol vazio.
Luciano abre o placar para o São Paulo
O São Paulo abriu o placar com Luciano aos 44 minutos. Igor Vinícius recebeu pela direita, fez o cruzamento para área e o camisa 10 mergulhou de peixinho para estufar as redes. Vitória 0x1 São Paulo
Lucas Arcanjo fez outra grande defesa aos 49 minutos. Galoppo entrou na área e finalizou com força para a boa intervenção do goleiro do Leão.
Segundo tempo
Em desvantagem no placar, o Vitória voltou modificado dos vestiários. O técnico Léo Condé sacou o lateral PK e o atacante Osvaldo para as entradas de Lucas Esteves e Mateus Gonçalves, respectivamente. Enquanto o São Paulo voltou com a mesma formação que terminou a etapa inicial.
Willian Oliveira empata para o Leão
O Vitória chegou ao empate com Willian Oliveira aos quatro minutos. Matheusinho cobrou o escanteio pela esquerda no primeiro poste e o volante cabeceou forte para estufar as redes para o Leão. Vitória 1×1 São Paulo
Luciano recoloca o São Paulo na frente
O São Paulo voltou a ficar na frente no placar aos nove minutos, novamente com Luciano. Rodrigo Nestor tocou para Michel Araújo pela esquerda, que fez o cruzamento rasteiro e o camisa 10 completou para o fundo do gol. Vitória 1×2 São Paulo
O Leão tentou novamente aos 13 minutos. Lucas Esteves tabelou com Matheuzinho, invadiu a área e bateu cruzado, mandando perto da meta defendida por Rafael.
O Tricolor paulista chegou bem aos 27 minutos. Galoppo foi lançado pelo lado direito do ataque e caiu na área após disputa com o marcador. A arbitragem mandou o jogo seguir e a bola foi levantada para Luciano que cabeceia para o meio, mas Lucas Arcanjo sai bem para fazer a defesa. Aos 34, os visitantes desperdiçaram outra boa chance. Jogada de Galoppo pela esquerda que foi à linha de fundo e cruzou para trás, mas Rodriguinho chutou por cima da trave rubro-negra. O Leão respondeu aos 37 com Daniel Júnior arriscando de fora da área, mas Rafael encaixou. No contra-ataque, Reynaldo falhou e Luciano finalizou com muito perigo para a grande intervenção de Lucas Arcanjo que desviou para fora.
São Paulo faz o 3º gol
O São Paulo chegou ao terceiro gol aos 38 minutos com Ferraresi. Após cobrança de escanteio, a defesa do Leão afasta, mas a bola sobra para o zagueiro que dribla Zeca e solta uma bomba para estufar as redes. Vitória 1×3 São Paulo
Aos 46 minutos, Reynaldo salvou o Vitória ao cortar o cruzamento vindo pelo lado esquerdo.
FICHA TÉCNICA
Vitória 1×3 São Paulo
Campeonato Brasileiro – 5ª rodada
Local: Barradão
Data: 5/05/2024 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Ramon Abatti Abel
Assistentes: Thiaggo Americano Labes e Gizeli Casaril
VAR: Rodolpho Toski Marques
Transmissão: TV Bahia e Premiere
Cartões amarelos: Bruno Uvini, Lucas Esteves, Dudu (Vitória) / Bobadilla, Galoppo, Alan Franco, Michel Araújo (São Paulo)
Cartão vermelho: Wagner Leonardo (VItória)
Gols: Willian Oliveira (Vitória) / Luciano, duas vezes (São Paulo)
Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca, Bruno Uvini e Wagner Leonardo; Willean Lepo (Reynaldo), Willian Oliveira, Dudu, Matheusinho (Daniel Júnior) e PK (Lucas Esteves); Osvaldo (Mateus Gonçalves) e Janderson. Técnico: Léo Condé.
São Paulo: Rafael; Alan Franco (Ferraresi), Arboleda e Diego Costa; Igor Vinícius (Erick), Alisson, Bobadilla (Galoppo), Rodrigo Nestor (Rodriguinho), Luciano (André) e Michel Araújo; Calleri. Técnico: Luis Zubeldía.