O Coronel Paulo Coutinho, que atuou por 23 anos no 14º Batalhão de Santo Antônio de Jesus, visitou a cidade nesta terça-feira (30) para inaugurar a sede da Rondesp (Rondas Especiais) e outros equipamentos de segurança pública. Atualmente, Coutinho é o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia. A nova unidade da Rondesp servirá de suporte para as demais unidades na região.
Durante entrevista, Coutinho destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado em segurança pública, incluindo a implantação de câmeras corporais nas fardas dos policiais. Segundo ele, essas câmeras oferecem maior segurança aos policiais e transparência nas ações.
“Nós temos ofertado o que tem de melhor no mundo para nosso efetivo, não só no aspecto logístico, mas também de tecnologia, e isso tem nos ajudado muito, principalmente em reduzir todos os índices criminais em nosso estado. E além do armamento, nós temos também investido em capacitação, temos investido em viaturas, mas eu daria só um dado para que vocês tenham noção. No ano de 2023, nós tivemos um investimento de R$ 120 milhões na política militar por parte do Governo do Estado. Um governo que tem priorizado a política de segurança pública como política de Estado e que nós temos apresentado os resultados, principalmente na redução de entes criminais.”, disse Coutinho.
Sobre as câmeras corporais, Coutinho afirmou que a implantação já está em andamento em algumas unidades da capital e que a tecnologia será expandida para outras áreas.
“Já estamos em andamento com algumas unidades na capital funcionando normalmente, absorvido pelo nosso efetivo. Eu costumo dizer que a câmera corporal é tecnologia. E traz para a gente de uma forma embutida duas coisas, segurança para o policial militar e transparência para as ações. Então, o que nós defendemos como comandante-geral. Então, não tem o que temer, nós temos utilizado, nossa tropa tem utilizado e de maneira progressiva atingirá outros locais onde serão utilizados esses equipamentos.”, afirmou.
Coutinho também criticou os dados divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, afirmando que a ONG propagou informações que não condizem com a realidade. Ele enfatizou que os índices criminais na Bahia estão sendo reduzidos e que a Secretaria de Segurança Pública do Estado é a fonte oficial e confiável para esses dados.
“Os índices criminais na Bahia estão sendo reduzidos. Nós temos que acreditar na fonte oficial, é a Secretaria de Segurança Pública do Estado. É ela que transmite os dados reais do Estado. Infelizmente, existem organizações não governamentais que propagam determinadas informações que não correspondem com a realidade que nós vivenciamos. Nós temos que ter muito cuidado. E a pergunta do senhor foi muito oportuna para a gente esclarecer para os ouvintes, aonde todos saibam que o que deve se seguir são os números oficiales da Secretaria de Segurança Pública.”, destacou.
O comandante-geral ainda comemorou a redução nos números de arrombamentos a bancos na Bahia, atribuindo o sucesso a um trabalho articulado entre diversas instituições de segurança.
“Eu defini essa pauta como nada resiste ao trabalho. Isso foi um trabalho pensado, programado, feito com inteligência, feito com extensividade pela Polícia Militar e outros órgãos de segurança pública, que continuamos fazendo. Para lhe dizer um dado mais seguro, nós já tivemos, há uma década atrás, 279 explosões na Bahia. Em um ano. Em um ano. Sabe quantas tentativas e explosões tiveram neste ano de 2024? Somente uma tentativa. Em todo o estado, 417 municípios. Isso é um trabalho que mostra de maneira clara que está funcionando a segurança pública articulada em todas as instituições, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Autoridade Federal, e que nós temos um único inimigo, que é o crime. E estamos trabalhando dentro dessa premissa aqui no estado da Bahia.”, concluiu. blogdovalente