A cidade de Conceição do Almeida celebrou nesta quinta-feira (18) seus 134 anos de emancipação política. As festividades começaram nesta quarta (17) e vão até hoje (19), com a Micareta do Almeidão, um Carnaval fora de época que atrai visitantes dos municípios vizinhos para uma grande comemoração.
As comemorações cívicas começaram na manhã de hoje com Alvorada, Missa Festiva na Igreja Nossa Senhora da Conceição, Hasteamento das Bandeiras na Praça 18 de Julho e a apresentação da Fanfarra.
O prefeito de Conceição do Almeida, Ito de Bêga, destacou que foi um momento significativo para cidade. “Foi um momento significativo para nossa cidade, marcando essa data especial com união e gratidão”, disse.
À tarde, ocorreu uma sessão solene no auditório do Colégio Mansinho Almeida, promovida pela Câmara Municipal, para entregar títulos de cidadão almeidense a personalidades que contribuíram para o progresso da cidade.
A história de Conceição do Almeida remonta ao século XIX, quando uma aglomeração formada em torno de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição foi chamada de Capela do Almeida, em referência à família Almeida Sande, proprietária do terreno.
O município foi criado em 18 de julho de 1890, desmembrado de São Felipe, e recebeu o nome de Conceição do Almeida. Em 1909, passou a se chamar Afonso Pena, mas retornou ao nome original em 1943.
A sede foi elevada à categoria de cidade em 17 de agosto de 1909, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição do Almeida. O topônimo é uma combinação do nome da padroeira, Conceição, com o nome da família Almeida. Antes de se tornar município, já era conhecida como Freguesia de Conceição do Almeida.