
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou que uma nova empresa será responsável pela construção da obra da ponte Salvador-Itaparica. A mudança chega após o consórcio do projeto retirar a empresa que ficaria responsável pela ponte e selecionar outra para ficar à frente do equipamento.
O anúncio foi feito durante entrevista à Rádio Sociedade, nesta segunda-feira (24). Segundo o gestor, a nova entidade foi responsável por construir algumas pontes submarinas, a exemplo da Macau.
“O consórcio tirou uma empresa e colocou uma outra. Inclusive, essa outra empresa é a que fez pontes submarinas, debaixo do mar, tem muita experiência, é a empresa que construiu a ponte de Macau”, explicou Rodrigues.
Jerônimo revelou ainda uma possível projeção e prazo para assinatura do contrato de repactuação com o consórcio das empresas chinesas, aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em fevereiro. Conforme o petista, o governo tem previsão que o contrato seja assinado na próxima segunda-feira (31).
“Eu quero muito acreditar que dia 31 [de março] a gente possa assinar. Eu queria muito aproveitar o aniversário de Salvador e assinar o termo da renegociação, que foi feita nos acordos. O Lula colocou dinheiro e a Casa Civil ajudou bastante a gente”, pontuou o chefe do executivo estadual.
A iniciativa chega após o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) aprovar no último dia 11 o aditivo contratual entre o governo estadual e o consórcio responsável pela construção da Ponte Salvador-Itaparica.
Em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente do TCE, o conselheiro Marcus Presídio, detalhou que o prazo da concessão de 35 para 29 anos. Além disso, o tempo de execução da obra é de seis anos.
A revisão contratual foi necessária para adequar o projeto às mudanças econômicas desde a assinatura do contrato original, em 2020.