Em Santo Antônio de Jesus, a trajetória da Dra. Débora Cruz se destaca como um símbolo de superação e determinação. Filha de uma costureira e um metalúrgico, Débora nunca imaginou que um dia seria médica e atuaria em sua cidade natal. Mas a vida tinha planos maiores para ela.
A médica, que hoje trabalha na Santa Casa, local onde nasceu, expressa seu amor e dedicação à profissão e à instituição, considerando-a sua segunda casa. “Acordo todos os dias com felicidade para vir trabalhar aqui”, diz ela, emocionada.
Formada pela UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano), Débora é médica clí. Apesar de ter tido uma breve experiência no internato de ginecologia e obstetrícia, seu coração se encontrou na obstetrícia . A trajetória acadêmica de Débora é ainda mais inspiradora quando se descobre que ela é uma cotista.
A UFRB, uma conquista para Santo Antônio e toda a região, mudou a vida de muitos. Antes, o acesso a cursos superiores, principalmente medicina, estava restrito às capitais. Com a universidade local, jovens como Débora, independentemente de suas origens, tiveram a chance de sonhar e alcançar voos mais altos.
Débora, a única mulher de sua família a concluir a graduação, enfrentou inúmeros desafios. Ela recorda momentos difíceis, como quando precisava dividir seu almoço para garantir o jantar do filho. “Espero servir de exemplo para outras meninas que pensam que não são capazes. A universidade está aqui, e com um pouco de perseverança, todos conseguem”, reflete.
Seu exemplo vai além das paredes do hospital. Muitas jovens, especialmente meninas negras da periferia, se veem representadas em Débora e encontram nela uma fonte de inspiração e esperança.
Infelizmente, as universidades públicas, como a UFRB, enfrentaram críticas injustas. Muitos criticaram as instituições e seus alunos sem sequer conhecer a realidade local. Porém, como argumenta o entrevistador, é fundamental valorizar as conquistas e reconhecer o papel vital das universidades na transformação de vidas.
Dra. Débora Cruz é, sem dúvida, um testemunho vivo disso. Sua história reitera a importância da educação como meio de superação e sucesso. “Você pode ser quem quiser”, ecoa a mensagem de Débora, e seu legado já inspira muitos em Santo Antônio de Jesus e além. blogdovalente