Em 2023, dentro da Casa de Apostas Arena Fonte Nova, o Bahia venceu o Atlético-MG por 4 a 1 e se salvou de forma milagrosa da queda para a Série B. Nessa temporada, o triunfo sobre o Galo no último domingo (15) significou a volta do Esquadrão ao G-6 e colocou o Tricolor próximo de se livrar do rebaixamento com muita antecedência, realidade muito diferente das últimas temporadas na Série A.
Com 42 pontos conquistados, o Bahia está na sexta posição do Brasileirão. Descenso? Sequer foi assunto ao longo da competição. De acordo com o instituto de matemática de Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a chance de uma ida à Série B está em 0,003%.
“Acho legal cobranças e tudo, mas me parece que o Bahia jogou todos os últimos 20 anos no G-4, e infelizmente estamos no G-6. Vamos tentar viver mais isso, não sei se vai dar, se vamos sustentar. Mas vamos tentar desfrutar mais. Muito orgulhoso pelo que o time produziu contra o Atlético-MG. Criticar vale, fizemos por merecer no último jogo, mas vamos pegar firme esses 12 jogos. Se a gente conseguir é um feito, 89 foi a última participação. Vamos aproveitar esse momento, e no final do ano a gente senta e faz um balanço, o que foi e o que poderia ter sido melhor, minhas falhas, dos atletas, direção, e a gente tenta melhorar para 2025”, disse o técnico Rogério Ceni após o último jogo.
O Bahia entra em campo no próximo sábado (21), às 21h, contra o Fortaleza na Arena Castelão. Se vencer, o Esquadrão alcança o tão falado “número mágico” que tira qualquer chance de queda e se mantém firme para voltar à Libertadores após 35 anos.
Confira os jogos do Bahia daqui até o fim do Brasileirão:
Fortaleza (F)
Criciúma (C)
Flamengo (C)
Cruzeiro (F)
Vasco (F)
São Paulo (C)
Palmeiras (C)
Juventude (F)
Athletico (C)
Cuiabá (F)
Corinthians (F)
Atlético-GO (C)