O Esquadrão tem um novo presidente. ex-goleiro Emerson Ferretti, da chapa Simplesmente Bahia, venceu a eleição para presidência da Associação Esporte Clube Bahia, neste sábado (2), e sucederá Guilherme Bellintani no comando da Diretoria Executiva até 2026.
Aos 52 anos, Emerson, tem como vice o narrador de futebol, Paulo Tavares, ex-membro dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do clube. Eleita, a chapa terá como responsabilidade fiscalizar e garantir o cumprimento do contrato firmado com o City Football Group, além de desenvolver projetos e investimentos em outras modalidades esportivas. Após a venda de 90% da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) tricolor para o Grupo City por R$ 1 bilhão, oficializada em maio deste ano, a Associação Esporte Clube Bahia ficou detentora dos 10% restantes.
Atualmente, a Associação tricolor detém cerca de 7800 sócios aptos, que votaram presencialmente, na Arena Fonte Nova, ou online, no site esporteclubebahia.eleicaoweb.com.br. Para votar, era preciso estar com 12 meses de associação e adimplente até 1° de novembro. A título de comparação, o plano de sócios do Bahia SAF conta com mais de 50 mil torcedores associados.
Além de Emerson Ferretti e Paulo Tavares para a Diretoria Executiva, outros 100 conselheiros foram eleitos para o Conselho Deliberativo. Jogador do Bahia de 2000 a 2005, sendo bicampeão da Copa do Nordeste (2001 e 2002) e do Campeonato Baiano (2001), Emerson é formado em administração, com pós-graduação esportiva e presidiu o Ypiranga, de Salvador, de 2010 a 2017. BN