Bahia na Web

Esquema desvia R$ 2 bilhões de programas sociais e FGTS com ajuda de funcionários da Caixa

Foto: reprodução

A Polícia Federal desmantelou um esquema criminoso que desviou cerca de R$ 2 bilhões nos últimos cinco anos, com a participação de funcionários da Caixa Econômica Federal. O golpe, que afetou milhares de brasileiros, tinha como principais vítimas beneficiários de programas sociais, além de trabalhadores com saldo no FGTS e seguro-desemprego, que utilizavam o aplicativo Caixa Tem.

De acordo com informações divulgadas pelo Fantástico, o grupo criminoso, liderado por um homem conhecido como “Careca”, acessava dados pessoais de forma ilegal e, com o auxílio de funcionários da Caixa, alterava os cadastros dos usuários no aplicativo para tomar o controle das contas. Com isso, os criminosos realizavam transferências via PIX, pagamentos de boletos e saques, aplicando o golpe em grande escala utilizando softwares que simulavam o acesso de múltiplos celulares ao sistema.

Segundo a reportagem, a Caixa Econômica Federal informou que os funcionários envolvidos foram demitidos e que os valores desviados já foram ressarcidos às vítimas. A Polícia Federal segue com as investigações, realizando operações em diversas cidades do país, mas, até o momento, os envolvidos, incluindo “Careca”, respondem em liberdade.

Para quem foi vítima do golpe, a orientação é procurar uma agência da Caixa ou entrar em contato com o número 0800 726 0101 para resolver a situação.