O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, participou nesta segunda-feira (09) da entrega do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM) em Santo Antônio de Jesus. Durante entrevista, Werner descreveu o investimento de R$ 3,5 milhões destinado à criação de uma estrutura ampla, com suporte em assistência social, psicologia, cuidados infantis e outros tipos de apoio às mulheres.
“Para que vocês possam ver, uma estrutura já bem elaborada, onde a gente pode trabalhar com assistência social, com psicologia, com cuidado da criança, mas com todo o tipo de apoio da mulher”, disse o secretário.
Além disso, Marcelo Werner ressaltou a importância da inauguração do Comando Regional do Recôncavo e a integração de novas unidades, como a RONDESP e o Comando de Patrulhamento Tático, para fortalecer o policiamento ostensivo na região.
Na sequência também, a entrega do Comando Regional do Reconcavo, da sede do Comando Regional do Reconcavo, que também foi criada na reestruturação que foi feita no ano passado, fortalecendo o policiamento com a vinda, não só do Comando Regional, mas do Comando de Patrulhamento Tático, da RONDESP, melhorando a comunicação do SICOM, ou seja, fortalecendo o policiamento ostensivo da região de Santo Antônio de Jesus e do Reconcavo também. Então, hoje o investimento de 3 milhões e meio entregue aqui efetivamente.”, disse o secretário.
Ao comentar sobre a delegada Patrícia Jackes, Marcelo Werner reafirmou que o Núcleo será nomeado em sua homenagem como um reconhecimento à sua memória e à luta contra a violência doméstica. Ele ainda mencionou planos de transformar o NEAM em uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) para ampliar as políticas de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher.
“Ainda enlutecidos pela perda de Doutora Patrícia, uma delegada de polícia que foi covardemente assassinada e que, graças a uma efetiva e eficaz diligência, investigação da Polícia Civil, chegou a identificar, na forma mais rápida possível, o responsável, que infelizmente foi justamente o companheiro dela. Falava no paralelo com a Doutora Luiza Brito, acho que isso aí é uma homenagem, uma digna homenagem, honrosa homenagem, infelizmente, a gente não queria nem estar fazendo essa homenagem, mas já falavam pelo paralelo a possibilidade de a gente fazer aqui, realmente, nominar a NEAM e, com certeza, em breve, com a reestruturação que a gente está querendo fazer, transformar essa NEAM em DEAM para fortalecer ainda mais essa política de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher.”, afirmou. blogdovalente