Waldir Pires, ex-governador da Bahia, completaria 98 anos nesta segunda-feira (21). Nascido em Acajutiba, no interior da Bahia, Pires teve uma carreira marcada por serviços prestados ao estado e ao país. Realizou o primário em Amargosa, completou o ginásio em Nazaré, e fez o ensino clássico no Ginásio da Bahia, em Salvador.
Ele iniciou sua vida pública ainda na juventude, como líder do Movimento Antinazista e membro da União dos Estudantes da Bahia. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1949, atuou como professor e servidor público antes de entrar para a política.
Waldir Pires foi deputado estadual pelo PTB entre 1955 e 1959. Anos depois, em 1987, chegou ao cargo de governador da Bahia pelo PMDB, onde governou até 1989. Além disso, em 2006, foi nomeado ministro da Defesa pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e, em 2012, elegeu-se vereador de Salvador pelo PT, seu último cargo eletivo antes de se afastar da vida política em 2016.
Faleceu em 2018, aos 91 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Sua passagem pela política deixou marcas na administração pública, sendo lembrado por sua postura firme e dedicação às causas sociais.